Amazon é acusada de cobrar por anúncios de produtos que não estavam à venda

1 min de leitura
Imagem de: Amazon é acusada de cobrar por anúncios de produtos que não estavam à venda
Imagem: GettyImages

A Amazon está sendo acusada de cobrar de lojas por anúncios e ter exibido eles para consumidores que não podiam adquirir os produtos. Essa é a denúncia de um comerciante nos Estados Unidos, que descobriu uma aparente falha grave no sistema de publicidade da empresa.

De acordo com a Bloomberg, tudo começou com Rob Robinson, dono de uma loja de acessórios para gamers com cerca de 80 funcionários e comercialização exclusivamente online.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ele percebeu que estava sendo cobrado de forma automática pela Amazon para exibir anúncios em determinadas regiões dos Estados Unidos em que ele não atuava. Em outras palavras, ele gastou sem saber parte do orçamento para fazer uma publicidade que não seria convertida em vendas.

Problema descoberto pelo vendedor está em um sistema automatizado.Problema descoberto pelo vendedor está em um sistema automatizado.Fonte:  GettyImages 

Robinson conta que foi cobrado por anúncios que não geraram vendas durante três meses, entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, e só percebeu o erro após consultar o extrato da conta. Inicialmente, segundo ele, a Amazon alegou que não havia problema com os números.

Segundo o vendedor, ele perdeu entre US$ 200 mil e US$ 300 mil com anúncios que eram mostrados para pessoas que, ao clicarem no produto, não podiam receber o pedido. Além disso, o algoritmo da companhia teria prejudicado a loja como um todo no site, já que ela acabou classificada como um perfil em que muitos consumidores não concluem uma venda.

O que diz a Amazon

Em um comunicado enviado à Bloomberg, a Amazon garantiu que vai arrumar o serviço automatizado de contratação de publicidade, que possivelmente apresentou alguma instabilidade na configuração geográfica de exibição.

De acordo com a reportagem, entretanto, a companhia ofereceu um reembolso de apenas US$ 15 mil em resposta a Robinson — uma fração do valor que ele diz ter perdido ao longo dos meses em que a falha aconteceu.

"Nós vamos contatar e reembolsar qualquer vendedor afetado, além de atualizar os nossos processos para garantir que tais anúncios não seja mais cobrados", diz a companhia. Ela afirma ainda que apenas uma "pequena fração" de usuários foi afetado pela falha e todos serão contatados individualmente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.