menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Microsoft contrata cofundador da DeepMind para ser CEO da divisão de IA

Mustafa Suleyman vai supervisionar e coordenar projetos da área como Copilot e Bing.

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

schedule19/03/2024, às 13:00

Microsoft contrata cofundador da DeepMind para ser CEO da divisão de IAFonte:  GettyImages 

Imagem de Microsoft contrata cofundador da DeepMind para ser CEO da divisão de IA no tecmundo

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (19) a contratação de um executivo para o cargo de CEO da divisão de inteligência artificial (IA) da empresa. O escolhido é Mustafa Suleyman, um veterano no setor.

Suleyman é um dos cofundadores da DeepMind, o laboratório que desde 2010 realiza pesquisas pioneiras com IA e aprendizado de máquina. A startup foi adquirida pela Google em 2014 e virou notícia várias vezes ao longo dos anos.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Foi a DeepMind, por exemplo, a responsável por criar uma IA campeã de xadrez e do tradicional jogo chinês Go, derrotando até mesmo grandes campeões desses desafios de tabuleiro. Projetos envolvendo a área da saúde também nasceram sob a supervisão do executivo.

— Mustafa Suleyman (@mustafasuleyman) March 19, 2024

Atualmente, ele estava no cargo de gerente executivo de outra empresa da área, a Inflection. A companhia criou um chatbot conhecido como Pi e era uma das grandes apostas de Bill Gates para o futuro do campo. 

Apesar de bastante respeitado na área, Suleyman deixou a DeepMind de forma turbulenta: em 2019, ele foi dispensado temporariamente após reclamações da equipe sobre o seu comportamento.

Microsoft segue apostando alto em IA

Junto de Suleyman, outros funcionários da Inflection também foram contratados pela Microsoft. A aquisição mais importante do grupo é Karén Simonyan, que agora será chefe dos cientistas do grupo de IA para consumidores.

O novo CEO da Microsoft IA vai supervisionar todos os projetos atuais da companhia na área, incluindo os produtos incorporados ao buscador Bing e ao navegador Edge.

Os chatbots da OpenAI, Inflection e Microsoft.Os chatbots da OpenAI, Inflection e Microsoft.

O Copilot, que é o chatbot da Microsoft, atualmente usa o modelo de linguagem GTP-4 Turbo da OpenAI — que é uma das grandes parceiras e recebeu investimento da gigante. A plataforma já tem versões tanto embutidas no Windows quando para navegador e dispositivos móveis.

"Temos uma oportunidade verdadeira de construir tecnologias que antes eram consideradas impossíveis e que estão à altura da nossa missão de garantir que os benefícios da IA cheguem a todas as pessoas e organizações do planeta, de forma segura e responsável. Estou ansioso para fazer isso com vocês", diz o CEO da Microsoft, Satya Nadella, no comunicado da contratação.