Apple quase comprou o buscador Bing da Microsoft em 2020

1 min de leitura
Imagem de: Apple quase comprou o buscador Bing da Microsoft em 2020
Imagem: Getty Images/Reprodução

O Bing, da Microsoft, é hoje o vice-líder do mercado de pesquisas e uma das ferramentas de inteligência artificial (IA) mais poderosas em termos de chatbots, já que mistura o buscador com o modelo de linguagem GPT, da OpenAI.

Porém, essa história quase foi bem diferente. Segundo um relatório obtido pela Bloomberg, a aquisição do Bing pela Apple chegou a ser cogitada em algum momento de 2020, apesar de as conversas não terem avançado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com as fontes consultadas, que pediram para permanecer anônimas, foram realizadas reuniões sobre o assunto envolvendo a Microsoft e o gerente da divisão de serviços da Apple, Eddy Cue. Entretanto, as conversas foram apenas "exploratórias" e a compra não passou dessa etapa.

Bing no iPhone?

Caso a aquisição fosse realizada, a Apple substituiria o buscador do Google pelo Bing como mecanismo padrão de pesquisa do iPhone. Entretanto, a Maçã não apenas recusou a compra como também não assinou um acordo com a Microsoft para dar preferência ao seu buscador, mantendo a já antiga colaboradora.

As revelações fazem parte dos depoimentos da ação judicial envolvendo o Google e o FTC, órgão regulador de mercado dos Estados Unidos que investiga eventuais práticas anticompetitivas por parte da companhia no país.

O Bing rodando no macOS.O Bing rodando no macOS.Fonte:  Apple/Reprodução 

O Bing foi lançado em 2009 e já passou por algumas revitalizações para tentar reduzir o domínio do Google no setor, inclusive virando o mecanismo padrão de serviços Windows.

Já Google e Apple são parceiras em licenciamento de motores de pesquisa desde 2002, antes mesmo do lançamento do primeiro iPhone, com acordos inicialmente válidos para o navegador Safari em Macs e que rendem milhões à Maçã.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.