É o fim! Transferências via DOC e TEC são encerradas hoje (29) no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: É o fim! Transferências via DOC e TEC são encerradas hoje (29) no Brasil
Imagem: GettyImages

O Documento de Ordem de Crédito, ou DOC, deixa de funcionar oficialmente no Brasil a partir desta quinta-feira (29). A forma de transferência de dinheiro que antes era popular para movimentar diferentes quantidades agora deixa de ser usada no país justamente pela queda na demanda.

Oficialmente, bancos ligados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) deixaram de oferecer o DOC ainda em janeiro deste ano. Entretanto, a data de 29 de fevereiro de 2024 era o prazo máximo para pagamento de um DOC agendado previamente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A partir de agora, portanto, os servidores foram encerrados em definitivo pelos bancos, que já não aceitam recebimento e processamento de ambas as modalidades.

Quem também deixa de operar nesta mesma data é a Transferência Especial de Crédito (TEC). Essa modalidade de pagamento era usada apenas por empresas para fazer o pagamento de benefícios aos colaboradores.

Mais famoso entre os dois tipos de pagamento encerrados, o DOC foi criado em 1985 pelo Banco Central do Brasil e tinha como valor máximo de transação R$ 4.999,99. No primeiro semestre de 2023, apenas 0,05% do total de transações feitas no país aconteceu via DOC.

Sem chances contra o Pix

O fim das operações via DOC é uma consequência direta da popularidade de outra forma de pagamento. É o serviço de transferência digital e instantânea Pix, hoje uma preferência nacional.

Por ter um limite ajustável, valor personalizado para transferências e movimentação instantânea mesmo entre contas de diferentes pessoas ou instituições bancárias, o Pix ganhou tração rapidamente no Brasil.

Em 2023, transações via Pix bateram recorde e chegaram a mais de R$ 15,3 trilhões movimentados em volume de transferências. Em dois anos, a modalidade ultrapassou até mesmo pagamentos antes favoritos do público brasileiro, como boleto bancário e cartões de crédito e débito.

Outras formas de pagamento, como o Pix, ficaram mais populares que o DOC.Outras formas de pagamento, como o Pix, ficaram mais populares que o DOC.Fonte:  GettyImages 

A Transferência Eletrônica Digital, ou TED, segue em funcionamento — ao menos por enquanto. Esse tipo de pagamento ainda é usado para movimentações de dinheiro em grandes quantidades.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.