7 fraudes bancárias mais comuns no Brasil e como evitá-las

3 min de leitura
Imagem de: 7 fraudes bancárias mais comuns no Brasil e como evitá-las
Imagem: GettyImages

Em um levantamento divulgado no site do Valor Econômico, foi revelado que os golpes digitais aumentaram até 35% entre janeiro e dezembro de 2023. E, infelizmente, muitos desses casos envolvem algum tipo de fraude bancária.

Para não cair nessas ciladas, é importante ficar atento e também conhecer quais são as abordagens mais comuns entre os criminosos. Dessa forma, você se previne e também aprende a identificar cada uma delas.

Confira a seguir quais são os 7 golpes bancários mais comuns no Brasil e algumas dicas para evitá-los.

1. Phishing

Phishing ainda é um meio bastante usado quando se fala em fraude bancária.Phishing ainda é um meio bastante usado quando se fala em fraude bancária.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Uma das fraudes mais antigas e persistentes, o phishing envolve a utilização de e-mails, mensagens de texto ou telefonemas falsos. Em vários casos, o remetente se passa por funcionário de instituições financeiras legítimas para obter informações confidenciais dos clientes, como senhas e números de cartão de crédito.

"Sabendo que os ataques que atingem maior parte da população de modo geral chegam por e-mail, uma dica importante é validar os e-mails que você recebe. Veja também se eles são confiáveis, confirmando o remetente e se a empresa citada faz o uso deste método para tal oferta", explica Igor de Andrade, especialista em segurança digital da HostGator.

2. Clonagem de cartão

Ao pagar com um cartão de crédito, opte por usar a versão virtual.Ao pagar com um cartão de crédito, opte por usar a versão virtual.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Este golpe também é bastante recorrente no Brasil, e ocorre quando os criminosos obtêm informações do cartão de crédito ou débito de uma pessoa.

Uma das formas mais comuns de conseguir tais dados ainda é por meio de compras online em sites não seguros, permitindo fazer cópias para realizar transações fraudulentas. Entretanto, elas também podem acontecer usando o cartão de crédito em máquinas.

"Uma dica importante para evitar clonagem de cartão de crédito é usar NFC, via aproximação, smartwatch ou celular. Aproximando seu dispositivo do leitor NFC da máquina de pagamento, um sistema de tokenização que sempre muda a cada transação é usado, dando uma camada extra de segurança", ressalta Andrade.

"Se possível, utilize cartões virtuais, e não o físico de verdade. Associe seus dados do cartão na Wallet (Android ou Apple Pay) e use o recurso pelo celular ou smartwatch para o pagamento. Em caso de qualquer problema de vazamento de dados, você pode expirar ou remover o cartão virtual facilmente", enfatiza o especialista em segurança digital da HostGator.

3. Fraude em Pix

Golpes com Pix estão se tornando cada vez mais comuns.Golpes com Pix estão se tornando cada vez mais comuns.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Com a popularização do Pix, os golpistas têm se aproveitado de técnicas como a criação de chaves falsas ou a manipulação de QR Codes para desviar dinheiro de contas bancárias para suas próprias contas.

"Em caso de pagamento com QR Code, uma dica é sempre verificar se existem adesivos colados no papel com essa informação, o que pode identificar uma alteração. Confira também o beneficiado da referida transação, sempre confirmando os dados antes de efetuar o Pix", alerta Andrade.

"O golpe mais recorrente no último trimestre de 2023 foi a troca do destinatário do Pix, se tornando o favorito de pessoas mal-intencionadas. Caso o código Pix seja via e-mail, certifique-se de confirmar a chave no ato da finalização da transação Pix", adverte o funcionário da HostGator.

4. Roubo de identidade

Neste tipo de fraude, os criminosos obtêm informações pessoais de um indivíduo, como CPF, RG e data de nascimento. Com esses dados em mãos, esses indivíduos possuem o que precisam para abrir contas bancárias falsas, obter empréstimos ou realizar outras transações fraudulentas em nome da vítima.

5. Golpes de empréstimos

Nesta modalidade de fraude bancária, golpistas se passam por instituições financeiras legítimas ou empresas de empréstimo online para oferecer condições atrativas de crédito.

Dessa forma, eles solicitam taxas antecipadas ou informações bancárias para realizar depósitos falsos, deixando a vítima com prejuízo financeiro.

6. Trojan banking

Trojan banking é outra modalidade de fraude bancária que vem ganhando cada vez mais espaço.Trojan banking é outra modalidade de fraude bancária que vem ganhando cada vez mais espaço.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Nesse tipo de fraude bancária, os criminosos infectam o dispositivo da vítima com um malware que captura informações bancárias, como senhas e números de conta. Com essas informações disponíveis, o golpista acessa a conta bancária online da vítima, realizando diversas transações não autorizadas.

7. Falsas ofertas de investimento

Neste modelo de fraude bancária, os golpistas oferecem oportunidades de investimento fraudulentas, prometendo altos retornos financeiros em pouco tempo.

Porém, todo cuidado é pouco. Na verdade, esses "profissionais" estão envolvidos em esquemas de pirâmide ou esquemas Ponzi, onde o dinheiro dos novos investidores é usado para pagar os antigos, até que o esquema desmorone.

Gostou dessas dicas? Então continue de olho no TecMundo para ficar por dentro dos principais tópicos de segurança, e aproveite também para saber sobre 8 casos de golpes envolvendo IA que devem aumentar em 2024. Fique ligado e até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.