DOC deixará de ser oferecido hoje (15) após quase 40 anos; entenda

2 min de leitura
Imagem de: DOC deixará de ser oferecido hoje (15) após quase 40 anos; entenda
Imagem: RafaPress/Getty Images

Nesta segunda-feira (15), as instituições financeiras deixarão de oferecer o serviço de Documento de Ordem de Crédito (DOC). Os agendamentos poderão ser realizados até às 22h, não sendo mais possível utilizar o meio de pagamento depois deste horário.

De acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Febraban), a extinção do DOC é válida para todos os bancos associados. Quem ainda quiser utilizar o DOC hoje poderá agendar uma transferência para ser efetivada no máximo até 29 de fevereiro de 2024. Depois desta data o sistema será encerrado definitivamente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além disso, as empresas bancárias terão até o final do mês que vem para processarem todos os agendamentos de DOC que foram enviados pelos clientes.

DOCOs brasileiros podem se "despedir" do DOC até às 22h desta segunda (15) (Imagem: RafaPress/Getty Images)

Além do DOC, as chamadas Transferências Especiais de Crédito (TEC) também serão extintas a partir desta segunda-feira. O TEC é menos popular que o outro serviço porque era utilizado exclusivamente para que empresas pagassem benefícios aos trabalhadores.

Enquanto o DOC se notabilizou por ser uma transferência que só era efetivada um dia após o banco receber a ordem, o TEC movia os recursos até o final do mesmo dia. Ambos os serviços tinham valor máximo de transação de até R$ 4.999,99.

Por que o DOC vai acabar?

O DOC vai acabar basicamente por causa da baixa utilização nos últimos anos. O sistema acabou caindo em desuso principalmente após o lançamento do PIX, em novembro de 2020.

Criado em 1985 pelo Banco Central (BC), o DOC registrou 18,3 milhões de operações no primeiro semestre do ano passado. Para se ter uma ideia, o número representou apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações financeiras realizadas em 2023.

DOCAtualmente, o PIX é a transação mais comum dentre os brasileiros (Imagem: FG Trade/Getty Images)

De acordo com a Febraban, o sistema ficou muito atrás de pagamentos em cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boleto (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e PIX (17,6 bilhões).

“Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, explicou Walter Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban.

Apesar do fim do DOC, a Transferência Eletrônica Disponível (TED) continuará existindo normalmente. Diferente do DOC, o TED pode ser efetivado em até meia-hora se a transação foi realizada até às 17h de um dia útil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.