Transações bancárias tipo DOC deixarão de funcionar na segunda-feira (15)

1 min de leitura
Imagem de: Transações bancárias tipo DOC deixarão de funcionar na segunda-feira (15)
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As transações bancárias da modalidade DOC serão descontinuadas oficialmente a partir da próxima segunda-feira (15). A confirmação é do Banco Central do Brasil, que já planejava a operação desde 2023.

De acordo com a Agência Brasil, os bancos que operam em território nacional deixam de oferecer o DOC como possibilidade de transferência a partir das 22 horas. Após esse horário, não será mais possível realizar essas transações, ou fazer agendamentos para pessoas físicas ou jurídicas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Operações de DOC agendadas antes desta data ainda podem ser pagos, mas o prazo máximo a ser programado é 29 de fevereiro de 2024. Usada com menos frequência e em especial para o pagamento de benefícios a funcionários, a Transferência Especial de Crédito (TEC) também deixa de operar no mesmo período.

Popularidade do PIX acelerou fim do DOC

Em vigor há mais de 40 anos, o DOC caiu em desuso desde o final de 2020. Esse foi o período de lançamento do PIX, o sistema instantâneo e digital de pagamentos que rapidamente virou preferência nacional.

As transações via PIX bateram recorde em 2023 e alcançam R$ 15,3 trilhões em volume de transferências. A modalidade já ultrapassou até mesmo pagamentos via boleto bancário, crédito e débito, antes favoritos do público.

Em três anos, o PIX virou o método mais popular de transferências bancárias no país.Em três anos, o PIX virou o método mais popular de transferências bancárias no país.Fonte:  Marcello Casal Jr/Agência Brasil 

Por outro lado, as transações via DOC somaram 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023. Isso representa apenas 0,05% das operações bancárias no período.

Como resultado das mudanças, bancos como Itaú e Santander já deixaram de oferecer o DOC ainda no ano passado.

Por enquanto, a modalidade de Transferência Eletrônica Disponível (TED) segue funcionando normalmente. Ela ainda é utilizada com frequência, em especial para pagamentos e transações de grandes valores, principalmente entre instituições bancárias diferentes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.