Xiaomi e Leica lançam instituto especializado em desenvolvimento de fotografia mobile

1 min de leitura
Imagem de: Xiaomi e Leica lançam instituto especializado em desenvolvimento de fotografia mobile
Imagem: Xiaomi

A Xiaomi e a empresa especializada em fotografia Leica anunciaram uma nova parceria. O projeto é o Xiaomi x Leica Optical Institute, um conjunto de laboratórios especializado no desenvolvimento de câmeras para dispositivos móveis.

A ideia do instituto é "promover continuamente a inovação profunda" no campo da tecnologia de captura óptica de imagens. A dupla vai focar em quatro processos: criar lentes ópticas compactas de precisão; atingir um desempenho "ideal" em fotografia; manter padrões rígidos na construção de lentes; e realizar pesquisas e aplicações de ponta no campo da optoeletrônica.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Na prática, a ideia é juntar as especialidades de ambas as marcas para, nos próximos anos, entregar um conjunto de câmeras mobile ainda mais poderoso e integrado. Os laboratórios devem aprimorar a parte técnica de construção desses componentes, além de desenvolver recursos em campos como a inteligência artificial (IA).

Leica e Xiaomi já são parcerias de longa data

Segundo o comunicado oficial, Xiaomi e Leica "investiram recursos significativos" nessa empreitada, que já começa com uma equipe de 200 especialistas. Os novos chefes de departamento incluem veteranos de ambas as marcas.

Modelos como o Xiaomi 14 Pro já são fruto da parceria entre as marcas.Modelos como o Xiaomi 14 Pro já são fruto da parceria entre as marcas.Fonte:  Xiaomi 

A Xiaomi em especial promete "garantir recursos robustos de pesquisa e desenvolvimento" para o instituto. Uma das promessas é a construção de três laboratórios em Pequim, na China, com área total de mais de 2,6 mil m².

Os locais servirão para desenvolver produtos em hardware de câmera, processamento de imagem e avaliação de qualidade objetiva e subjetiva.

"Através do Xiaomi x Leica Optical Institute, nós aproveitaremos ainda mais os respectivos pontos fortes de ambas as partes, ampliaremos continuamente os limites das capacidades ópticas de imagem mobile e lideraremos consistentemente o caminho na era da imagem móvel", disse o presidente do Xiaomi Group, William Lu.

O próximo aparelho da fabricante com colaboração da Leica é o Xiaomi 14 Ultra. O dispositivo top de linha será revelado em 25 de fevereiro, durante uma conferência que acontece antes da MWC 2024.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.