Sumiram do mapa: 7 big techs que deixaram de existir

4 min de leitura
Imagem de: Sumiram do mapa: 7 big techs que deixaram de existir
Imagem: GettyImages

No universo das grandes empresas de tecnologia, a competição feroz e a constante evolução são a ordem do dia. As gigantes do setor, conhecidas como "big techs", moldam o mundo moderno com suas inovações, conquistando mercados e influenciando a sociedade de maneiras profundas.

No entanto, nem todas resistem ao teste do tempo, e algumas que assumem o topo, às vezes desaparecem completamente anos mais tarde. Abaixo, você irá conhecer o destino de sete big techs que, em algum momento, foram líderes em seus segmentos, mas que, por diversas razões, deixaram de existir.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. AOL

(Fonte: GettyImages)AOL - Serviço de Internet Discada (Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

Nos primórdios da internet comercial, a AOL (America Online) era a porta de entrada online para muitos. Fundada em 1985, a empresa foi pioneira ao oferecer um interessante serviço de internet discada.

Sem a necessidade de conhecimento técnico, os usuários poderiam comprar um CD para instalar o provedor e depois pagar uma mensalidade – para ter acesso a conteúdos exclusivos na internet. Durante a década de 1990, a AOL estaria no centro do mundo da tecnologia, comprando o navegador Netscape e se juntando ao conglomerado Time Warner.

No entanto, com o avanço da banda larga, os serviços da AOL começaram a não fazer muito sentido. Em 2006, a empresa descontinuou seus serviços de internet discada, marcando o fim de uma era na forma como nos conectávamos à internet.

2. Netscape

Falando das origens da internet, é impossível não citar o Netscape, que foi um dos primeiros sinônimos de navegação online. Fundada em 1994, a Netscape Communications Corporation assumiu o protagonismo, logo nos primórdios da era digital e liderou a revolução dos navegadores.

No entanto, ela não estava preparada para enfrentar a concorrência feroz com o Internet Explorer da Microsoft. Mais tarde, com a transição para o código aberto, o Netscape ficou para trás na disputa com outras big techs e hoje mal é lembrado. Em 2008, a empresa encerrou oficialmente o suporte ao navegador.

3. Blackberry

(Fonte: GettyImages)Blackberry  foi a evolução dos pagers. (Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

Hoje, é muito estranho olhar para um celular com teclado físico e imaginar que isso foi o símbolo de modernidade. Mas, por muito tempo, os celulares da Blackberry eram exatamente isso.

Eles foram uma evolução dos pagers, um segmento que a empresa dominava, principalmente para o mercado corporativo. Seu teclado físico e segurança robusta atraíam profissionais em todo o mundo.

Porém, em 2007 Steve Jobs apresentava ao mundo o primeiro iPhone, dando início a uma nova era da telecomunicação. Assim, a falta de inovação e a incapacidade da Blackberry de competir com as tendências touchscreen levaram ao declínio.

Em 2016, a Blackberry encerrou a produção de smartphones e em 2022 ela se tornou mais uma das empresas que fecharam por negligenciar a concorrência.

4. Polaroid

A Polaroid revolucionou a fotografia instantânea, proporcionando que seus usuários pudessem ver uma foto revelada em apenas alguns minutos. Fundada em 1937, a empresa foi um ícone cultural, chegou a ditar tendência e inspirou até mesmo o visual original do Instagram.

Contudo, a ascensão das câmeras digitais deixou as câmeras instantâneas da Polaroid obsoletas. Quando a empresa tentou entrar neste mercado já era tarde demais e em 2001 ela entrou com pedido de falência.

Depois de altos e baixos e sendo comprada diversas vezes, atualmente ela tem um público bastante específico, focado muito pela nostalgia e pouco lembrada pelo mercado profissional.

5. Atari

(Fonte: GettyImages)Atari é sinônimo de infância para inúmeros gamers. (Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

A Atari, Inc. foi uma das principais responsáveis pela popularização dos videogames, ainda na década de 1970. Em 1977, ela definiu os padrões da indústria com o lançamento do Atari 2600 e seus jogos icônicos como Pac-Man e Space Invaders.

Porém, ao estimular a indústria dos games, ela acabou se tornando uma vítima do seu próprio sucesso. Durante a década de 1980, a popularização dos computadores domésticos, decisões comerciais ruins e a saturação do mercado levaram a Atari a uma crise – da qual ela nunca conseguiu se recuperar. Hoje ela é lembrada apenas pela nostalgia deixada e por sua importância histórica.

6. MySpace

Nos primórdios das redes sociais, o MySpace foi o pioneiro, servindo tanto para conectar usuários como funcionando como uma plataforma para artistas independentes e músicos. Fundada em 2003, a plataforma atraiu milhões de usuários, mas a ascensão do Facebook e a má gestão levaram ao declínio do MySpace.

Em 2011, a rede social foi vendida a uma fração do preço que a News Corporation pagou por ela, marcando o fim de sua relevância. Hoje, o site ainda está no ar, mas sem relevância entre as gigantes que dominam o mercado atual.

7. Kodak

(Fonte: GettyImages)Kodak foi pioneira na indústria fotográfica. (Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

A Eastman Kodak Company não foi apenas uma pioneira na indústria fotográfica. Ela dominou o mercado e ditou algumas das principais tendências por décadas. Fundada em 1888, a empresa se destacou com suas câmeras e filmes inovadores.

Mas, como as demais empresas desta lista, a Kodak pagou um alto preço por negligenciar o avanço tecnológico. Com a transição para a fotografia digital, a Kodak falhou em se adaptar, perdendo espaço para outras big techs.

Em 2012, após uma longa batalha jurídica de patentes, a empresa entrou com pedido de falência, marcando o fim de uma era analógica. Atualmente, a Kodak possui um foco maior no mundo dos negócios, sendo uma fornecedora de filmes para a indústria cinematográfica.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no portal e fique por dentro das atualizações que acontecem no mundo tecnológico. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.