Descubra a origem das 7 maiores de empresas de tecnologia do mundo

3 min de leitura
Imagem de: Descubra a origem das 7 maiores de empresas de tecnologia do mundo
Imagem: GettyImages

Existem algumas empresas de tecnologia que, possivelmente, apenas uma menção sobre o nome já é o suficiente para ativar a memória de qual é o seu principal produto. Porém, o que muitos não sabem é que, muitas vezes, aquilo que faz sucesso hoje nem sempre dá pistas da forma como essas companhias começaram.

Façamos um pequeno desafio: você sabe dizer qual foi o primeiro produto lançado pela Sony? Caso esteja curioso, veja como a gigante japonesa e muitas outras empresas de tecnologia de renome mundial começaram nas linhas a seguir.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Sony

(Fonte: Bored Panda/Reprodução)Primeiro produto vendido pela Sony: uma panela elétrica de arroz. (Fonte: Bored Panda/Reprodução)Fonte:  Bored Panda 

A Sony é conhecida por ser a responsável pelos consoles da família PlayStation e vários outros produtos que utilizamos em nossas casas e trabalho atualmente, como computadores, televisores e muito mais. Porém, o início dessa companhia passa bem longe de toda essa modernidade.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1946, Masaru Ibuka, um dos fundadores da Sony, decidiu inventar um produto capaz de ajudar milhares de casas japonesas: uma panela elétrica para cozinhar arroz, que nada mais era que um balde de madeira com alguns eletrodos de alumínio na parte de baixo.

Como o arroz sempre terminava um pouco cru ou cozinhava mais do que deveria, a ideia foi descartada e hoje o protótipo do produto é exibido no Sony Archives na cidade de Shinagawa.

2. Nintendo

(Fonte: Nintendo Blast/Reprodução)Primeiro produto vendido pela Nintendo: cartas de Hanafuda. (Fonte: Nintendo Blast/Reprodução)Fonte:  Nintendo Blast 

Já que estamos no assunto videogame, vamos falar agora da origem de mais uma das grandes empresas de tecnologia que atua neste segmento: a Nintendo.

Tendo iniciado seus trabalhos em 1889, a casa de Mario começou a atuar no mercado com a produção de cartas Hanafuda, um tipo de baralho muito popular no Japão. A companhia também se aventurou em outros campos, como táxis e até mesmo a venda de arroz instantâneo.

3. Samsung

Falar na Samsung faz automaticamente lembrar dos aparelhos da linha Galaxy ou dos incríveis notebooks, mas da mesma forma que vimos acontecer com outras empresas de tecnologia, seu início foi bem diferente.

Quando abriu suas portas ao mundo em 1938, a então Samsung Store vendia peixes, vegetais e frutas para a China. Foi só em 1953 que Lee Byung-chul, seu fundador, adotou a ideia de fazer da empresa uma liderança em todos os segmentos nos quais atuasse, chegando ao status que possui atualmente com televisores e muitos outros aparelhos.

4. Nokia

(Fonte: Reddit/Reprodução)Primeiro produto vendido pela Nokia: papéis. (Fonte: Reddit/Reprodução)Fonte:  Reddit 

Fundada em 1865, Nokia iniciou suas operações fabricando produtos de papel (incluindo até mesmo pape higiênico nessa relação), além de rodas de carro e bicicletas.

O cenário da empresa mudou bastante em 1987, quando apresentou ao mundo o seu primeiro celular – o Mobira Cityman 900 –, dando início a uma jornada que foi certamente acompanhada por muitos de nós.

5. HP

(Fonte: Pingdom/Reprodução)Primeiro produto vendido pela HP: oscilador. (Fonte: Pingdom/Reprodução)Fonte:  Pingdom 

A HP é uma das empresas de tecnologia que fez sua fama com produtos ligados a computadores, como impressoras e notebooks. Mas, no começo, as coisas eram bem diferentes, pois o primeiro produto da companhia foi um oscilador. 

Curiosamente, um dos primeiros clientes foi a Disney, que utilizou o equipamento para avaliar a qualidade de som em cinemas que iriam exibir a animação Fantasia. Nessa primeira transação, a companhia responsável pelo Mickey Mouse comprou oito osciladores feitos pela HP.

Aliás, sabia que o nome da HP foi decidido em um jogo de cara ou coroa? Inicialmente, William Hewlett e David Pakcard não sabiam se era deveria se chamar Hewlett-Packard ou Packard-Hewlett, e deixaram a sorte decidir essa questão.

6. Motorola

A Motorola é outra representante das grandes empresas de tecnologia, e atualmente aparece como uma das mais importantes quando falamos de smartphones. Entretanto, as coisas eram bem diferentes em 1928, quando revelou ao mundo seu primeiro produto: um eliminador de baterias para rádios.

Com o passar dos anos a empresa foi ganhando mais destaque, e um dos seus primeiros projetos de peso foi a produção de equipamentos de rádio utilizados em foguetes da NASA, incluindo o modelo de 1969 que levou o homem até a Lua.

7. LG

Curiosamente, de todas as grandes empresas de tecnologia que vimos até aqui possivelmente a LG foi uma das que começou mais afastada de seu nicho de atuação atual. Afinal, assim que foi fundada em 1947, a companhia trabalhava com produtos cosméticos de uso facial.

Foi apenas na década de 1950 que a empresa mudou o foco e partiu para setores mais tecnológicos, dando início nessa jornada com a produção de rádios.

E você, sabia que essas sete companhias haviam começado dessa forma? Compartilhe sua opinião nas nossas redes sociais, e aproveite também para ler sobre 9 tecnologias extraordinárias criadas por mulheres.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.