5 jogos inesquecíveis da Atari (e um convite especial)

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: 5 jogos inesquecíveis da Atari (e um convite especial)

Não há dúvidas de que, ao falar da Atari, bate aquela nostalgia, certo? Fundada no início dos anos 1970 pelos engenheiros eletricistas Nolan Bushnell e Ted Dabney, a empresa de produtos eletrônicos marcou a história ao fazer parte da criação da primeira geração de consoles, além de publicar games icônicos que são jogados e lembrados até hoje.

Atualmente com 80 anos, Bushnell estará no Brasil para participar da BGS 2023 relembrando vários momentos inesquecíveis da empresa, incluindo alguns jogos que marcaram época. Por esse motivo, preparamos uma lista com 5 títulos da Atari que certamente farão você recordar de momentos muito bons do passado. Aproveite logo abaixo!

5. Space Invaders

bgs atariSpace Invaders foi lançado em 1978. (Midway Games/Reprodução)

Quando se fala em Atari, muita gente automaticamente já associa o nome da empresa a esse jogo, que virou uma espécie de garoto-propaganda da marca e segue chamando a atenção até os dias atuais.

Space Invaders é um jogo de plataforma, no qual os jogadores controlam a base para eliminar os alienígenas que vão descendo conforme os tiros ocorrem. Porém, há alguns obstáculos que podem dificultar os participantes de acertarem o alvo ao longo das fases.

Com uma pegada similar a ele está o Megamania. Mas ao invés de alienígenas, o que vai caindo aos poucos são hambúrgueres, gravatas borboletas e outros objetos aleatórios.

4. River Raid

bgs atariCom uma mecânica inovadora para a época, River Raid chamou a atenção dos jogadores. (Activision/Reprodução)

O próximo título inesquecível da Atari presente nesta lista trouxe muitas inovações no campo dos jogos relacionados a aviões. Lançado em 1982 para o Atari 2600, River Raid propunha o desafio de controlar a velocidade dos motores por meio de uma tela vertical que não era fixa.

A partir disso, os jogadores precisavam superar todos os obstáculos, atirar em seus inimigos e ainda recuperar seu combustível. De um jeito frenético, o jogo conquistou a maioria do público da época, principalmente por conta de sua mecânica inovadora.

3. Enduro

bgs atariUltrapassar outros veículos nunca foi tão envolvente quanto no Enduro. (Activision/Reprodução)

Jogos de corrida nunca saem de moda, não é mesmo? E o Enduro, lançado em 1983 pela Atari, foi um dos pioneiros do estilo. Com uma jogabilidade muito simples, porém divertida, o título marcou época ao propor um desafio ousado: ultrapassar o maior número de carros adversários possível.

Mesmo sem uma linha de chegada específica, Enduro conquistou muita gente que, com toda a certeza, se desafiou nesse jogo emocionante e repleto de velocidade.

2. Frogger

bgs atariFrogger foi lançado em 1981. (Konami/Reprodução)

Conhecido mundialmente por sua nostalgia e também por ter vendido mais de 2 milhões de cópias, Frogger também foi pioneiro em vários aspectos, além de ter sido aclamado pela crítica e responsável por trazer desafios muito divertidos para o público.

Uma curiosidade é que o jogo pode ter servido de inspiração para muitos outros que viriam na sequência, sobretudo por conta de sua mecânica simples, mas ágil e dinâmica. Em linhas gerais, o desafio do jogo era atravessar a rua com seu sapinho sem ser esmagado por algum dos meios de transportes disponíveis.

1. Pac-Man

bgs atari pac-manUm dos jogos mais famosos da Atari é o Pac-Man. (Namco/Reprodução)

E para fechar a lista, não poderíamos deixar de falar do Pac-Man, outro jogo bastante conhecido da Atari. Lançado em 1982, o Pac-Man se tornou o jogo mais vendido do Atari 2600, batendo a incrível marca de mais de 7 milhões de cópias.

Simples, divertido e contagiante, o jogo apresentava um caminho repleto de monstrinhos, que eram eliminados (ou comidos) pelo Pac-Man, uma espécie de criatura em formato de círculo com uma boca triangular. Conforme as fases iam progredindo, mais desafios eram propostos aos jogadores.

BGS 2023: saiba tudo sobre a participação de Nolan Bushnell no evento!

É difícil imaginar como seria a indústria de jogos eletrônicos hoje em dia sem as contribuições de Bushnell e Dabney, falecido em 2018. Para celebrar tantos anos de nostalgia, a Brasil Game Show, considerada o maior evento de games da América Latina, convidou Bushnell para um bate-papo exclusivo.

Sua participação na BGS 2023 vai acontecer nos dias 14 e 15 de outubro. Mas o evento se inicia no dia 11 de outubro, contando com uma programação repleta de atrações incríveis e momentos imperdíveis, como o BGS Cosplay Bauducco, um concurso para todos os fãs dessa arte.

bgs atari Nolan BushnellNolan Bushnell é um dos convidados da BGS 2023. (GettyImages/Reprodução)

Além de Bushnell, também estão no hall de convidados: Shota Nakama, criador da Video Game Orchestra; Charles Martinet, dublador original do Mario; Kenny James, dublador original do Bowser, junto ainda de Ned Luke e Shawn Fonteno, que são atores de GTA V.

A famosa premiação Lifetime Achievement deste ano será destinada a Alexey Pajitnov, criador do Tetris, e a Naoki Yoshida, diretor e produtor de FINAL FANTASY XIV e XVI, os grandes homenageados da edição. Para adquirir seu ingresso, acesse o site oficial do evento. Lembrando que a BGS acontece em São Paulo, no Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme), do dia 11 ao dia 15 de outubro. Não perca!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.