Aposentadoria 2024: quais as novas regras a partir deste ano?

2 min de leitura
Imagem de: Aposentadoria 2024: quais as novas regras a partir deste ano?
Imagem: GettyImages

Se preparar para a aposentadoria pode parecer uma jornada complicada, mas não se preocupe, estamos aqui para simplificar as novas regras que entram em vigor em 2024. Assim como houve modificação na CNH 2024, a aposentadoria também trás mudanças.

Com a Reforma da Previdência aprovada em 2019, algumas mudanças significativas foram feitas. Agora é necessário comprovar mais idade e tempo de contribuição para garantir aquela tão sonhada aposentadoria do INSS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As regras para aposentadoria em 2024 foram modificadas.As regras para aposentadoria em 2024 foram modificadas.Fonte:  GettyImages 

Os trabalhadores que cumpriram os requisitos para aposentadoria até 2023 ou antes, mas não solicitaram o benefício, podem ficar tranquilos. O seu direito já está adquirido se você seguiu as regras anteriores corretamente.

Por outro lado, quem começou a contribuir depois da reforma terá que se aposentar seguindo os novos requisitos estabelecidos em 2019. Confira quais são as principais alterações na regra de pontos que todo contribuinte precisa saber!

1. Idade mínima para se aposentar

Agora, a idade mínima para solicitar a aposentadoria altera a cada ano, aumentando seis meses em relação ao ano anterior. Portanto, a regra válida para 2024 é a seguinte:

  • 58 anos e 6 meses de idade para as mulheres;
  • 63 anos e 6 meses de idade para os homens.

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), as alterações na idade mínima acontecerão até 2031, quando entra em vigor a regra geral: 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.

A Reforma da Previdência de 2019 trouxe diversos ajustes para o cenário previdenciário.A Reforma da Previdência de 2019 trouxe diversos ajustes para o cenário previdenciário.Fonte:  GettyImages 

2. Tempo mínimo de contribuição ao INSS

O tempo mínimo de contribuição também foi ajustado, sendo agora 30 anos para mulheres e 35 anos para homens. Essa alteração ressalta a importância de uma contribuição consistente ao longo da carreira para garantir o benefício desejado.

O total das aposentadorias e 13º salário pagos em 2023 chegou a R$ 595,4 bilhões (Fonte: INSS)O total das aposentadorias e 13º salário pagos em 2023 chegou a R$ 595,4 bilhões (Fonte: INSS)Fonte:  GettyImages 

3. Regras de pontos para se aposentar

A obtenção de pontos através da soma entre idade e tempo de contribuição é outro fator crucial nos planejamentos de quem pretende se aposentar.

Em 2024, a pontuação mínima exigida é de 91 para mulheres e 101 para homens. Antes, era de 90 pontos para as mulheres e 100 para os homens.

Vale lembrar que o número de pontos aumentam anualmente até 2031, assim como acontecerá no requisito de idade mínima que mencionamos anteriormente.

4. Aposentadoria para professores

No contexto específico dos professores, as regras de transição por pontos também geram ajustes no pedido de aposentadoria. Agora, são necessários 86 pontos para mulheres (antes 85) e 96 pontos para homens (antes 95).

Isso implica que educadores homens e mulheres devem cumprir mais tempo de idade mínima e contribuição para receber o benefício concedido pela Previdência Social.

O novo cenário que se configura é de:

  • 53 anos e 6 meses + 25 anos de contribuição para professoras;
  • 58 anos e 6 meses + 30 anos de contribuição para professores.

Ao se informar sobre as novas regras, os contribuintes podem tomar decisões mais conscientes para garantir um benefício adequado ao final de suas carreiras profissionais.

O conhecimento é a chave para uma aposentadoria tranquila e financeiramente sustentável. Por isso, continue navegando no TecMundo e saiba qual é a viabilidade de investir no Tesouro RendA+ como opção para se aposentar com mais conforto!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.