Chips de IA nos PCs com Windows serão tendência em 2024, prevê empresa

2 min de leitura
Imagem de: Chips de IA nos PCs com Windows serão tendência em 2024, prevê empresa
Imagem: Unsplash

Aproximadamente 20% dos computadores com Windows vendidos em 2024 terão processadores com núcleos dedicados à execução de tarefas com inteligência artificial (IA). É o que prevê a empresa de análise de mercado Canalys, conforme relatório divulgado na quarta-feira (10).

De acordo com ela, a indústria de PCs que utilizam o sistema operacional da Microsoft deve seguir a tendência adotada pela Apple. Há alguns anos, a gigante de Cupertino decidiu incluir a Unidade de Processamento Neural (NPU) em seus chips para iPhones, iPads e Macs, reforçando o processamento de IA nos dispositivos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Projeção das vendas de PCs com Windows e chips de IA para os próximos anos.Projeção das vendas de PCs com Windows e chips de IA para os próximos anos.Fonte:  Canalys/Divulgação 

Para a Canalys, a adoção de soluções semelhantes aos chips Neural Engine da Apple em dispositivos com Windows acontecerá principalmente no setor comercial. O segmento será atraído por benefícios relacionados à produtividade, segurança e gestão de recursos.

Ainda segundo o documento, a quantidade de computadores com Windows usando processadores para IA deve crescer significativamente nos próximos anos, chegando a 170 milhões de unidades com tal capacidade até 2027. Deste total, 60% dos dispositivos comercializados serão instalados em ambientes comerciais.

Mercado em alta

Depois de algumas quedas, o mercado de PCs voltou a ficar aquecido no quarto trimestre de 2023. Conforme a Canalys, mais de 65 milhões de unidades foram vendidas nos últimos três meses do ano, superando o mesmo período de 2022, a maioria delas de notebooks (51,6 milhões).

A Lenovo foi a líder de vendas no trimestre, alcançando 16,1 milhões de computadores, crescimento anual de 3%. A gigante chinesa também ocupou o topo do ranking em todo o ano de 2023, com mais de 59 milhões de dispositivos comercializados ao longo dos 12 meses.

Na segunda posição aparece a HP, com crescimento anual de 6% no quarto trimestre e remessas anuais de 52,9 milhões de unidades, redução de 4% na comparação com 2022. Já a Dell ficou em terceiro, com 9,9 milhões de unidades vendidas nos últimos três meses e 40 milhões em todo o ano.

A Apple surge na quarta posição, tendo vendido 6,6 milhões de dispositivos no trimestre, crescimento de 9%, e 23 milhões ao longo de 2023. A Acer fecha o top 5 do trimestre com 4 milhões de PCs vendidos, enquanto a ASUS ocupa a quinta posição no ranking anual com 16 milhões de unidades.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.