11 formas que a Inteligência Artificial está no seu dia a dia

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: 11 formas que a Inteligência Artificial está no seu dia a dia

Seria um exagero dizer que a inteligência artificial (IA) é onipresente? Seja em casa, no trabalho, na internet ou onde for, ela vem sendo aplicada tanto em usos acadêmicos quanto práticos, inclusive em recursos que usamos diariamente.

Mas você sabe a diferença entre IA conversacional, generativa e Internet das Coisas (IoTe como elas atuam na sua vida? Se essas dúvidas surgiram por , confira abaixo 11 exemplos práticos de como a IA está ativamente presente no seu dia a dia (até sem você nem perceber)! 

1. Assistentes virtuais 

As assistentes virtuais, como Siri da Apple, Alexa da Amazon e Google Assistant, são exemplos de IA conversacional que todo usuário de celular está acostumado a recorrer para executar tarefas simples e rápidas. 

Utilizando algoritmos de processamento de linguagem natural, essas assistentes entendem e respondem a comandos de voz, facilitando atividades como definir lembretes, fazer pesquisas na internet e controlar dispositivos domésticos inteligentes.

2. Plataformas de comunicação inteligente 

No mercado, muitas marcas  incorporaram meios de contato inteligente movidos por IA para interações em tempo real. Esses assistentes virtuais de bate-papo são programados para responder a consultas comuns, oferecer suporte ao cliente e direcionar os usuários para as informações certas.

Fonte: Getty Images/ReproduçãoO uso de chatbots pode aprimorar a jornada do cliente e fidelizá-lo a marcas confiáveis. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Organizações de diversos setores, como varejo online e serviços bancários, adotaram esse recurso para melhorar a experiência do usuário. , também, empresas que se especializam na criação dessas inovações tecnológicas, como a Blip.

A Blip fornece soluções baseadas em inteligência artificial generativa e, principalmente, IA conversacional. Sua plataforma de conversas inteligentes foi desenvolvida para aproximar marcas de pessoas por meio de conversas fluídas e eficientes e seguras.

3. A Generativa em música e arte

Falando em IA generativa, ela definitivamente está transformando a forma como colocamos a criatividade em prática. Em campos como música, arte e design, algoritmos avançados agora podem criar composições musicais originais, obras de arte visuais e até escrever poesia.

Existem diversas opções pagas e gratuitas desses algoritmos, como o ChatGPT, GPT4, AIVA DALL-E 2, Google Bard, entre diversas outras que surgem a todo o instante.

4. Realidade aumentada na experiência do consumidor 

A Realidade Aumentada (RA) revoluciona a maneira como interagimos com o mundo digital e físico. Aplicativos que usam RA, como Pokémon GO, inserem elementos virtuais no ambiente real por meio da câmera do dispositivo.

Além de jogos, a RA está cada vez mais presente em compras online, permitindo que os consumidores visualizem produtos em seus próprios espaços antes da compra. 

Getty Images/ReproduçãoEmpresas de diversos segmentos encontraram na realidade aumentada uma nova forma de apresentar seus produtos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

5. Internet das Coisas na automatização residencial 

A Internet das Coisas (IoT) conecta dispositivos à internet para coletar e trocar dados. Na automação residencial, ela é quem possibilita o controlar remotamente aparelhos como eletrodomésticos, termostatos inteligentes e sistemas de segurança.

Por exemplo, você pode ajustar a temperatura de sua casa quando está saindo do trabalho ou monitorar a segurança por meio de um aplicativo no seu smartphone, tudo graças à interconectividade fornecida pela IoT!

6. Respostas automáticas em redes sociais 

Plataformas de redes sociais, como Facebook e Instagram, empregam sistemas de IA para fornecer respostas automáticas que surgem como opção na tela de um chat. Para que isso seja possível, uma empresa especializada em Inteligência Artificial Conversacional, como a Blip, fornece soluções específicas para que marcas consigam gerar um contato inteligente. 

Ao analisar padrões nas mensagens recebidas, a IA da Blip, por exemplo, sugere respostas rápidas e contextualmente relevantes. Isso economiza tempo para os usuários e cria uma experiência mais dinâmica na comunicação online. Dessa forma, transforma toda a experiência de conversas geradas por inteligência artificial. 

7. Recomendações personalizadas  

Quando a Netflix sugere uma série com base no que você assistiu, ou o Spotify cria playlists baseadas em seus gostos, isso é alimentado por algoritmos de recomendação que usam IA.

8. Reconhecimento facial em dispositivos móveis

O reconhecimento facial em smartphones é outro exemplo comum de inteligência artificial em ação. A capacidade do seu dispositivo de reconhecer e desbloquear com base em características faciais é um feito notável de algoritmos de aprendizado de máquina, tornando a segurança e a acessibilidade mais eficientes.

9. Previsões meteorológicas aprimoradas

Os modelos de previsão meteorológica são aprimorados por IA, permitindo previsões mais precisas. Algoritmos podem analisar grandes conjuntos de dados, considerar variáveis complexas e ajustar modelos em tempo real para oferecer previsões meteorológicas mais confiáveis.

10. IA em jogos eletrônicos 

Em alguns jogos eletrônicos, a IA não apenas controla personagens não jogáveis (NPC) de maneira mais inteligente, mas também adapta o jogo ao estilo de quem está na frente da tela. É o que chamamos de experiências de jogo mais imersivas e desafiadoras!

11. Tradução automática em plataformas online

Quem nunca recorreu ao Google Translate para uma tradução automática rápida na internet? Plataformas como a do Google utilizam sistemas que aprendem com vastos conjuntos de dados multilíngues.  

Dessa forma, a IA consegue proporcionar traduções que consideram o contexto das palavras e entregam maior precisão na comunicação

Inteligência artificial simplificada e acessível 

Entender como a inteligência artificial opera em diversas esferas do cotidiano é importante para a nossa capacitação enquanto usuários, proporcionando uma aplicação mais efetiva e segura, mas também destaca a necessidade de identificar e contar com quem é expert na área. 

A Blip, por exemplo, oferece uma plataforma completa de IA conversacional, com funcionalidades como IA voltada a sugestão de respostas com base no histórico de outras conversas, análise de dados de atendimento, geração de relatórios personalizados, integração com CRM, automatização e onboarding personalizado para o desenvolvimento de automações.

O impacto da inteligência artificial no dia a dia é uma realidade e ela por se tornar uma aliada valiosa no crescimento de qualquer negócio ou carreira. Clique aqui e saiba mais sobre a plataforma de comunicação automatizada e contatos inteligentes! 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.