Mercado de celulares premium cresceu em 2023, segundo relatório

2 min de leitura
Imagem de: Mercado de celulares premium cresceu em 2023, segundo relatório
Imagem: GettyImages
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O mercado de celulares premium cresceu em 2023 e segue em alta, contrariando até mesmo o fluxo do setor de celulares como um todo. Essa é uma das conclusões de um novo relatório lançado pela consultoria Counterpoint Research, com base em previsões do último trimestre do ano passado.

Segundo o levantamento, vendas de aparelhos premium (que custam US$ 600 ou mais no preço dos Estados Unidos) devem apresentar um crescimento de 6% em 2023 em comparação com o ano anterior. Caso o número seja confirmado, isso significa um recorde para essa categoria de celulares mais caros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O crescimento nas vendas globais de celulares mais caros.O crescimento nas vendas globais de celulares mais caros.Fonte:  Counterpoint Research 

Ao todo, o segmento é responsável por um quarto das vendas de smartphones em todo o mundo, além de carregar 60% da receita gerada pelas fabricantes no ano. O volume de unidades comercializadas subiu três vezes, se comparada com o ano de 2016.

Celulares premium carregando o setor

De acordo com a Counterpoint Research, o desempenho é ainda mais impressionante quando levamos em conta que o mercado global de celulares estava em baixa durante todo o ano de 2023.

Dados globais indicam que os consumidores estão atualizando o smartphone em um intervalo maior de tempo — e, quando chega a hora de trocá-lo, a tendência é um modelo mais caro.

Em termos de companhias, a Apple segue líder isolada na categoria premium, com 71% das vendas. Essa não é uma surpresa, já que a companhia sempre apostou quase todas as fichas em modelos mais caros do iPhone.

Atrás dela está a Samsung (17%), seguida por Huawei (5%), Xiaomi (2%) e Oppo (1%). As demais fabricantes somadas chegam a 4% do mercado.

As fabricantes que mais vendem celulares premium no mundo.As fabricantes que mais vendem celulares premium no mundo.Fonte:  Counterpoint Research 

O estudo mostra ainda que as regiões de China, oeste europeu, Índia, Oriente Médio e África foram as que mais contribuíram para o aumento nas unidades vendidas. A América Latina surge também como uma área com potencial para apresentar um recorde de vendas da categoria.

As vendas foram altas até mesmo para os modelos "ultra-premium", que são smartphones de US$ 1 mil ou mais. A geração de receita mais alta com menos unidades vendidas pode fazer com que mais fabricantes passem a focar ou destinem mais atenção para essa categoria ao longo do ano.

-

Smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra, 256 GB

Imagem: Smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra, 256 GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra, 256 GB

Aproveite o smartphone mais moderno da Samsung, com uma memória RAM de 12 GB e interna de 256 GB, 4 câmeras traseiras com resolução 200.0 +12.0+10.0+10.0 MP e tecnologia 5G.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.