Mercado de celulares encolhe na América Latina ao pior nível desde 2013

1 min de leitura
Imagem de: Mercado de celulares encolhe na América Latina ao pior nível desde 2013
Imagem: Getty Images/Reprodução

As remessas de celulares na América Latina tiveram uma queda de 14,2% no 4º trimestre de 2022 comparado ao ano anterior. Conforme os dados da Counterpoint Research, esse foi o pior 4º trimestre do mercado latino desde 2013.

Os números mostram um cenário surpreendente, visto que o mesmo período de 2021 teve um número limitado de remessas por conta de problemas na cadeia de suprimentos. Então, os analistas destacam alguns elementos que influenciaram a queda em 2022.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por exemplo, vários canais de distribuição encerraram o 3º trimestre de 2022 com o estoque muito alto. Além disso, operadoras e varejistas já previam que a demanda permaneceria baixa nos últimos meses do ano.

Copa do Mundo pode ter influenciado nas vendas de celulares.Copa do Mundo pode ter influenciado nas vendas de celulares.Fonte: Jonas Leupe/Unsplash

Os analistas Counterpoint também citam a Copa do Mundo da FIFA como possível fator da baixa remessa de celulares. A competição de futebol tem grande influência no comportamento dos consumidores da América Latina.

O torneio acontece geralmente entre os meses de junho e julho, mas a última edição ocorreu entre novembro e dezembro. Assim, historicamente, as vendas de TVs aumentam durante a temporada de jogos, enquanto a procura por smartphones diminui.

Apesar do baixo número de remessas, a venda de celulares não teve grande queda no 4º trimestre de 2022. As promoções de Black Friday e Natal estimularam a demanda dos consumidores, mas não resolveram a situação dos altos estoques na América Latina.

Para mais, o relatório destaca uma redução de 5,5% das remessas de smartphones no mercado latino no ano fiscal de 2022. A alta inflação, a instabilidade política regional e aumento dos preços dos dispositivos seriam os motivos da baixa procura.

Samsung segue na frente

Quadro de participação das marcas na América Latina no 4º trimestre de 2021 e 2022.Quadro de participação das marcas na América Latina no 4º trimestre de 2021 e 2022.Fonte: Counterpoint Research/Divulgação

O documento da Counterpoint Research também mostrou o desempenho das marcas na região. Durante o 4º trimestre de 2022, a Samsung ampliou a liderança com 41,6% de participação de mercado.

A Motorola aparece em 2º lugar com cerca de 22% de market share, sendo seguida pela Xiaomi (11%). Enquanto isso, a Apple aparece na 4ª posição do ranking (6%) e a Oppo em 5º lugar (4%).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.