Está realmente mais difícil preencher as vagas na área de tecnologia?

4 min de leitura
Imagem de: Está realmente mais difícil preencher as vagas na área de tecnologia?
Imagem: GettyImages

O mercado de TI, Tecnologia da Informação, é de longe um dos que mais geram oportunidades de emprego. Seja pela sua variedade de setores, como pela necessidade de profissionais da área em praticamente todas as empresas, o que não falta são vagas para quem quer investir nessa carreira.

Entretanto, há uma série de empecilhos que fazem com que surja uma enorme carência de profissionais capacitados. Seja pela necessidade de investir em cursos e treinamentos para se qualificar às vagas, como pela falta de incentivo em escolas de nível Fundamental e Superior, para preparar os alunos para este caminho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O mercado de TI é um dos que mais possuem vagas disponíveis atualmenteO mercado de TI é um dos que mais possuem vagas disponíveis atualmenteFonte:  GettyImages 

Segundo Renato Torres, empresário e especialista em tecnologia e marketing, buscar profissionais de tecnologia é uma dor constante das empresas, que cada vez mais precisam de mão de obra no setor.

“A tecnologia está presente em todos os departamentos hoje, por isso a necessidade de profissionais qualificados é enorme. Precisamos pensar que também se trata de uma ótima oportunidade para os candidatos se capacitarem profissionalmente para conseguir espaço dentre essas oportunidades”, avalia.

Qual área da Tecnologia da Informação tem mais vagas?

Assim como em outros setores, de tempos em tempos surgem novas oportunidades para áreas mais específicas. No caso de TI, hoje em dias as principais, e que possuem mais vagas em aberto são:

  • Segurança da Informação;
  • Desenvolvimento de softwares;
  • Infraestrutura de TI;
  • User Experience (UX);
  • Analise de Business Intelligence.

É sempre importante lembrar que, para cada uma dessas áreas, há vagas diferentes. Elas variam desde estágios até cargos de alto escalão para profissionais gabaritados.

O Desenvolvimento de softwares é uma das áreas com mais oportunidades em TIO Desenvolvimento de softwares é uma das áreas com mais oportunidades em TIFonte:  GettyImages 

O que está em alta no mercado 2024?

Praticamente todas as áreas citadas anteriormente estarão em alta no próximo ano. Mas é preciso destacar duas delas, a começar com User Experience, popularmente conhecida como UX.

Cada vez mais as empresas investem no atendimento e em outras interações com seus clientes e usuários. Sendo assim, o profissional de UX é mais do que necessário para garantir uma boa experiência com eles, assim como trabalhar para que nada de errado ocorra nessas "convivências virtuais".

A área de User Experience é uma das que mais estarão em alta em 2024A área de User Experience é uma das que mais estarão em alta em 2024Fonte:  GettyImages 

E a outra área que, mesmo com o passar dos anos continua sendo muito requerida, é a de Segurança da Informação. Isso porque cada vez mais criminosos virtuais se utilizam de brechas para aplicar golpes e outros tipos de crimes.

E para evitar um enorme prejuízo, as empresas investem cada vez mais em profissionais que irão garantir a segurança de suas redes, páginas, e outros elementos do mundo online.

Como está o mercado de trabalho para os profissionais de TI?

Assim como em outros anos, em grande parte das empresas falta profissionais experientes na área. Essa é uma das poucas onde os funcionários são valorizados dentro do mercado, e ao mesmo tempo sofrem com a concorrência de concorrentes, fazendo com que haja mais rotatividade do que renovação dentro do setor.

Segundo um levantamento do Google for Startups, em 2025 o déficit será ainda maior. Atualmente, há um estudo que aponta para cerca de 53 mil profissionais se formando entre 2021 e 2025, mas em contrapartida, a demanda por novos talentos nesse período será de 800 mil, segundo a associação das empresas de tecnologia, a Brasscom.

Ainda há uma escassez de profissionais de TI no mercado de trabalhoAinda há uma escassez de profissionais de TI no mercado de trabalhoFonte:  GettyImages 

Se não bastasse, há também a concorrência do mercado internacional. Isso porque a área de TI é uma das mais valorizadas do mundo. Sendo assim, a oportunidade de trabalhar em grande empresas do setor e ter um ótimo salário no exterior chama atenção dos profissionais brasileiros.

Afinal, vai faltar profissionais de TI?

Não só vai faltar, como já está faltando no mercado de trabalho atual. O grande problema que envolve a profissão é justamente o seu investimento, já que para se qualificar para um vaga, é preciso que o candidato tenha experiência em determinadas áreas, onde por sua vez necessitam de treinamentos específicos e certificação.

Essas certificações são uma prova de que o candidato possui um determinado conhecimento para uma habilidade específica.

Os profissionais de TI estão cada vez mais requisitadosOs profissionais de TI estão cada vez mais requisitadosFonte:  GettyImages 

As universidades, por sua vez, oferecem apenas uma espécie de introdução para todas as áreas de TI. Em outras palavras, caso o profissional queira se especializar em programação, por exemplo, terá que recorrer a outros treinamentos além do Ensino Superior, uma vez que dentro dele não há conhecimento suficiente para preparar o candidato para uma vaga dentro da área.

A solução seria um investimento maior da disciplina dentro do currículo básico da educação nacional. Entretanto, isso necessita de um maior aparato tecnológico e de mais profissional para lecionar a matéria em sala de aula. Resta saber o quanto as autoridades estariam interessadas em investir nisso.

É preciso investir no ensino de Tecnologia da Informação em escolas de todo o paísÉ preciso investir no ensino de Tecnologia da Informação em escolas de todo o paísFonte:  GettyImages 

Qual é o salário de um profissional de TI?

A resposta para essa pergunta varia bastante, já que é preciso colocar na balança uma série de fatores, desde o cargo que o profissional possui, até o nível de conhecimento, e até mesmo a empresa no qual ele está contratado.

Comumente, a média de um profissional de TI é de R$ 4.800 a R$6.500. Entretanto, esse valor pode ser até oito vezes mais alto dependendo do tipo de cargo e capacitação necessária. E ele só tende a crescer se essa mesma vaga for para oportunidades fora do Brasil, já que há a conversão da moeda, e outros benefícios que variam de acordo com cada empresa contratante.

Os profissionais de TI continuam sendo um dos mais bem remuneradosOs profissionais de TI continuam sendo um dos mais bem remuneradosFonte:  GettyImages 

Agora que você já conhece melhor o mercado de trabalho de TI, já pode decidir se vale a pena investir no setor e ser um profissional em das áreas com mais oportunidades do momento.

E você, ficou com alguma dúvida? Conte para a gente em nossas redes sociais!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.