CEO do X, antigo Twitter, critica relatório que levou à perda de anunciantes

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A CEO do X, Linda Yaccarino, chamou um artigo que contribuiu para a debandada mais recente de anunciantes do antigo Twitter de “enganoso e manipulado”, em e-mail enviado aos funcionários da empresa no final de semana. O conteúdo da nota foi divulgado na segunda-feira (20) pelo The Hollywood Reporter.

As críticas da executiva que substituiu Elon Musk no cargo se referem ao relatório elaborado pela organização sem fins lucrativos Media Matters for America. Divulgado na semana passada, o documento denuncia que anúncios de grandes empresas estão sendo exibidos ao lado de conteúdos de cunho antissemita na rede social.

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Linda Yaccarino assumiu a função de diretora executiva da X Corp em junho deste ano.Linda Yaccarino assumiu a função de diretora executiva da X Corp em junho deste ano.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Sobre o levantamento, que fez grandes marcas interromperem a divulgação de publicidade na plataforma mais uma vez, Yaccarino disse aos colaboradores que “os dados contarão a verdadeira história”. Ela também ressaltou os esforços da companhia no combate à proliferação de posts pró-nazismo e discriminatórios.

Em outra parte da nota, a presidente-executiva do X afirmou que “nenhum crítico jamais nos impedirá de cumprir nossa missão de proteger a liberdade de expressão”.

O discurso se alinha ao que Musk defende desde a aquisição do Twitter, no ano passado, passando a citar o direito quando confrontado sobre o aumento dos discursos de ódio no antigo microblog.

Fuga de anunciantes do X e críticas do governo

Como resultado do levantamento feito pelo grupo de vigilância, marcas como Apple, Warner Brothers Discovery, IBM, Paramount Global, Lionsgate e NBCUniversal suspenderam a divulgação de anúncios no X. Além do relatório, o comportamento de Musk também contribuiu para a medida.

Há alguns dias, o bilionário apoiou uma teoria da conspiração antissemita ao responder um de seus seguidores na rede social. O comentário gerou inúmeras críticas e também fez a Casa Branca se manifestar, chamando o conteúdo de “abominável” e afirmando que ele contraria os “valores fundamentais” defendidos pelo país.

Em meio às polêmicas e pressões para que o X volte a adotar as regras de moderação de conteúdos aplicadas anteriormente, Musk ameaçou processar a Media Matters e quem mais estivesse envolvido no “ataque fraudulento” à sua empresa. Mas, de acordo com o Engadget, nenhuma ação judicial foi aberta por ele, até o momento.

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