Twitter perdeu metade dos principais anunciantes na era Musk

1 min de leitura
Imagem de: Twitter perdeu metade dos principais anunciantes na era Musk
Imagem: Unsplash

O Twitter perdeu metade dos 100 maiores anunciantes desde que Elon Musk assumiu o comando da rede social, no final de outubro, tendo um desfalque bilionário no caixa com a debandada das empresas. É o que revela o levantamento feito pelo centro de pesquisa Media Matters for America, divulgado nessa terça-feira (22).

De acordo com o relatório, as 50 empresas que deixaram de anunciar no microblog nas últimas semanas gastaram, juntas, quase US$ 2 bilhões em publicidade na plataforma desde 2020, o equivalente a R$ 10,7 bilhões pela cotação atual. Considerando apenas 2022, elas investiram US$ 750 milhões (mais de R$ 4 bilhões) em campanhas na rede.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A fuga dos anunciantes teria relação com as mudanças na moderação de conteúdo na rede social após a chegada de Musk, conforme a Media Matters. As companhias estariam preocupadas com a disseminação de discursos de ódio a partir de um possível relaxamento das normas de uso do serviço, o que pode afetar a imagem delas.

A Coca-Cola está entre as empresas que pararam de anunciar no Twitter.A Coca-Cola está entre as empresas que pararam de anunciar no Twitter.Fonte:  Unsplash 

O novo chefe do Twitter fez uma reunião virtual com alguns dos principais anunciantes do microblog após finalizar a compra, tranquilizando-os em relação à segurança da plataforma, mas isso aparentemente não funcionou. O bilionário também reclamou que grupos de ativistas estariam pressionando as empresas para interromperem seus gastos com publicidade na rede.

Anunciantes que deixaram o Twitter

Algumas das empresas que deixaram de anunciar no Twitter na era Musk divulgaram sua decisão publicamente, como foram os casos da Chevrolet, Ford e Chipotle. Já outras são citadas no relatório como “desistentes silenciosos”, pois não comentaram o assunto, mas uma análise de dados mostrou a paralisação dos investimentos.

Coca-Cola, Meta, Heineken, AT&T, DirecTV, CNN, HP, Kellogg’s, Nestlé, Verizon, MailChimp, Jeep, Dell e Citigroup estão entre os anunciantes citados no documento. A lista completa pode ser conferida no site da Media Matters.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.