Quais setores já utilizam a inteligência artificial no dia a dia?

3 min de leitura
Imagem de: Quais setores já utilizam a inteligência artificial no dia a dia?
Imagem: GettyImages

De uns meses para cá, tem se tornado comum falar sobre inteligência artificial. Seja com o ChatGPT ou qualquer outra ferramenta, ela está cada dia mais presente em diversos setores, do marketing à economia.

Para se ter uma ideia do campo que essa tecnologia ocupa atualmente, um estudo global divulgado pela IBM revelou que 41% das empresas brasileiras já usam a inteligência artificial em suas tarefas cotidianas, e a tendência é que esse número cresça cada vez mais com o passar dos anos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O uso da inteligência artificial na economia

Para quem se pergunta sobre os setores que já recorrem à inteligência artificial, um dos que podemos mencionar aqui é a economia. Afinal, junto com as ferramentas corretas é possível avaliar a automatização de algumas tarefas.

Um dos usos para esse recurso, por exemplo, se dá na avaliação do cenário das criptomoedas. Por ser uma moeda que oscila bastante em pouco tempo, a IA pode desempenhar um papel importante analisando esses dados e acompanhando todas as flutuações que elas apresentam.

Além disso, a inteligência artificial é capaz de ajudar na diminuição de custos para algumas ações no mercado financeiro, além de automatizar processos, gerar mais renda e até mesmo reduzir alguns erros que seriam possivelmente cometidos por uma pessoa.

A inteligência artificial deve ser vista como aliada no mundo corporativo. (Fonte: GettyImages)A inteligência artificial deve ser vista como aliada no mundo corporativo. (Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Quais setores já utilizam a IA

Além da economia que já citamos acima, há alguns outros setores que já estão se beneficiando das melhorias e inovações trazidas pela inteligência artificial. Confira alguns deles nas linhas a seguir:

1. Saúde

Inteligência artificial ajuda na análise de dados. (Fonte: GettyImages)Inteligência artificial ajuda na análise de dados. (Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Vamos começar por um setor vital para toda a população e que já vem recorrendo à máquina para algumas atividades: saúde.

No campo da saúde, a inteligência artificial tem sido aplicada na análise de exames para detectar anomalias em imagens de câncer de pele – apenas para citar um exemplo de como ela pode ser usada no dia a dia de médicos.

2. Recursos humanos e gestão pessoal

Funcionários de recursos humanos e gestão pessoal já encontraram na tecnologia um importante aliado em algumas ações, como a aplicação de algumas tarefas durante o processo seletivo. Como o sistema organiza todos os dados obtidos para uma posterior análise, o profissional da empresa precisa apenas avaliar essas informações.

3. Agricultura

IA também pode ajudar na agricultura. (Fonte: GettyImages)IA também pode ajudar na agricultura. (Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages/Reprodução 

O setor agrícola é outro que certamente se beneficia da inteligência artificial. Ao analisar imagens capturadas por um drone, por exemplo, ela consegue dar pistas de melhores horários para realizar as plantações.

Para quem trabalha com vendas de produtos, também é possível recorrer à máquina para fazer projeções de vendas e prever o melhor preço para cada mercadoria.

4. Educação

Sabemos que atualmente há muitos alunos e até mesmo professores que recorrem ao ChatGPT, mas o fato é que esse campo pode aproveitar bem mais os recursos oferecidos por essa tecnologia.

Com a inteligência artificial, por exemplo, é possível adotar padrões para corrigir atividades e provas, e até criar pequenas apresentações interativas para que os alunos possam mergulhar de maneira mais plena em dados históricos.

5. Indústria

Profissionais que trabalham na indústria também estão entre os privilegiados pelo uso da máquina, seja na produção ou quando falamos em questões de logística.

O setor de distribuição também é bastante beneficiado, pois a IA consegue ajudar a avaliar a quantidade de produtos que deve ser distribuído em uma área e até mesmo gerenciar o estoque de maneira mais assertiva.

6. Infraestrutura

Cidades interconectadas já são uma realidade. (Fonte: GettyImages)Cidades interconectadas já são uma realidade. (Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Falar de inteligência artificial nos faz lembrar de questões envolvendo infraestrutura urbana, já que dê uns tempos para cá tem se tornado muito comum o emprego do termo "cidade inteligente" – ou "smart city" – em algumas cidades do Brasil e do mundo.

Uma das possibilidades para o uso dessa tecnologia, por exemplo, é acender e apagar as luzes em horários específicos ou ajustar os semáforos para que eles liberem o fluxo por mais tempo em momentos de mais movimento. Até mesmo vagas públicas são gerenciadas atualmente por meio de aplicativos graças à IA.

7. Finanças

Por fim, podemos citar o setor financeiro como mais um campo que tem se apoiado na inteligência artificial para algumas tarefas.

Atualmente, há alguns bancos que usam algoritmos para automatizar tarefas de análise de crédito para liberar ou não um empréstimo. Outra possibilidade seria prever o valor de ações ou ativos financeiros para clientes que estejam interessados em realizar algum investimento pessoal.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.