IA no mercado financeiro: quais são seus benefícios e perigos?

5 min de leitura
Imagem de: IA no mercado financeiro: quais são seus benefícios e perigos?
Imagem: Getty Images

A inteligência artificial (IA) tem se apresentado como um dos avanços tecnológicos mais impactantes do século XXI, transformando setores em todo o mundo, incluindo o mercado financeiro e a economia global.

Seus benefícios são notáveis para quem trabalha no meio, mas o assunto ainda é considerado confuso por muita gente que se interessa pelo tema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Venha entender com o TecMundo como a IA está sendo aplicada no mercado financeiro e com o que devemos nos preocupar quando pensamos nos possíveis riscos no uso desenfreado dessa tecnologia.

Como a IA já está sendo aplicada no mercado financeiro?

A aplicação da inteligência artificial (IA) no mercado financeiro é um exemplo emblemático de como a tecnologia tem revolucionado a forma como os negócios são conduzidos.

A IA tem encontrado espaço em diferentes aspectos desse setor, desde a análise de dados até a tomada de decisões complexas. Vamos explorar algumas das principais formas em que a IA está sendo aplicada no sistema financeiro mundial:

1) Análise de dados e predição de mercado

Os volumes de informações geradas diariamente são gigantescas e processá-las manualmente seria uma tarefa praticamente impossível!

Com a evolução da IA, encontramos uma forma de analisar dados históricos e em tempo real, identificando padrões e tendências que podem ajudar os investidores a tomar decisões mais informadas.

Machine learning é uma abordagem que permite a IA aprender e melhorar a partir de dados.Machine learning é uma abordagem que permite a IA aprender e melhorar a partir de dados.Fonte: Getty Images

Os algoritmos utilizam técnicas avançadas de machine learning e processamento de linguagem natural para vasculhar notícias, relatórios financeiros, redes sociais e outras fontes em busca de informações que possam impactar os mercados.

Essa análise de dados é o que facilita a previsão de como os investidores podem reagir a certos eventos e quais implicações veremos nos preços de ativos.

2) Negociação automatizada

A negociação automatizada, também conhecida como "trading algorítmico" ou "trading de alta frequência", é outra aplicação relevante da IA no mercado financeiro.

Nesse cenário, os algoritmos são programados para executar rapidamente ordens de compra e venda de ativos financeiros, aproveitando pequenas variações de preços em questão de milissegundos.

Essa abordagem exclui a interferência emocional humana, o que é positivo até certo ponto. Por outro lado, as transações automatizadas podem levar a movimentos bruscos e instáveis no mercado, especialmente durante períodos de alta volatilidade.

3) Detecção de fraudes e anomalias

A IA sinaliza atividades fraudulentas ao identificar padrões suspeitos em grandes volumes de dados de transações bancárias.

De acordo com o Serasa, 4 de cada 10 brasileiros já foram vítimas de fraudes financeiras.De acordo com o Serasa, 4 de cada 10 brasileiros já foram vítimas de fraudes financeiras.Fonte: Getty Images

Essa ação é perfeita para ser aplicada como um sinal de alerta nas instituições financeiras, afinal, só no primeiro trimestre de 2023, ocorreram 2,8 mil tentativas por minuto de fraudes financeiras em canais eletrônicos no Brasil, segundo o Banco Central e a empresa de segurança digital CAF.

4) Recomendação de investimentos personalizados

Com base nas preferências e no perfil de risco de cada investidor, os algoritmos de IA podem sugerir carteiras diversificadas e estratégias de alocação de ativos – consegue enxergar o potencial de democratização do acesso a serviços de consultoria financeira aqui?

No entanto, vale dizer que a precisão dos algoritmos também traz os riscos associados a investimentos. Ou seja, a orientação de um profissional qualificado continua sendo indispensável!

Quais os benefícios da Inteligência Artificial no mercado financeiro?

A aplicação da IA no mercado financeiro traz uma série de benefícios. A automação de processos reduz a carga de trabalho manual, aumenta a eficiência e diminui erros humanos.

Para Alex Kreger, membro do Conselho Empresarial da Forbes, as principais vantagens do uso da Inteligência Artificial no setor financeiro são:

  • Análise de dados avançada, permitindo que os investidores tomem decisões mais informadas, precisas e rapidamente, essencial em um mercado onde cada segundo conta;
  • Automatização de processos, desde a abertura de contas até a execução de transações;
  • Melhoria na experiência do cliente devido ao atendimento mais ágil e personalizado de chatbots alimentados por IA;
  • Redução de custos operacionais, refletindo na economia de tempo e recursos gastos em tarefas manuais e repetitivas;
  • Gerenciamento de riscos ao auxiliar na prevenção de fraudes com vigilância de transações em tempo real;
  • Previsão de tendências futuras do mercado com base em informações passadas e eventos atuais;
  • Monitoramento de opiniões expressas nas mídias sociais e em outras fontes de dados que podem influenciar a tomada de decisões de investimento.

Apesar dos benefícios significativos que a IA vem oferecendo, o uso irresponsável pode comprometer um crescimento sustentável e uma vantagem competitiva no cenário financeiro global. Vamos nos aprofundar nesse tema no próximo tópico!

E os riscos da IA na economia mundial?

A volatilidade no mercado financeiro, combinada com a velocidade da IA, pode resultar em "flash crashes" que afetam negativamente investidores, empresas e, consequentemente, a economia mundial.

Para facilitar a compreensão dos riscos envolvidos, explicamos a seguir os principais tópicos que já eram abordados pelo Relatório de Riscos Globais do Banco Mundial em 2021.

  • Vulnerabilidade a ataques cibernéticos: Hackers podem roubar dados sensíveis, manipular algoritmos, criar bolhas especulativas ou prejudicar a integridade das transações financeiras;
  • Discriminação presente nos dados: Algoritmos de IA podem ser influenciados por viés humano que os treinam. Isso pode levar a decisões discriminatórias em empréstimos, contratações e outros processos financeiros, resultando em desigualdades socioeconômicas;
  • Falhas e erros técnicos: A IA não é infalível e, se algoritmos financeiros críticos falharem, isso pode resultar em grandes perdas financeiras e instabilidade nos mercados;
  • Desemprego: A automação impulsionada pela IA pode levar à substituição de empregos tradicionais por sistemas automatizados, o que pode agravar a desigualdade econômica se não houver uma transição adequada para novos setores de trabalho;
  • Falta de transparência: Algoritmos de IA complexos podem ser difíceis de explicar, o que pode ser problemático no setor financeiro onde as decisões precisam ser compreendida e justificada;
  • Risco sistêmico: A crescente interconexão entre sistemas financeiros pode levar a riscos sistêmicos, onde problemas em uma instituição podem se propagar rapidamente para outras, levando a crises financeiras em escala global;
  • Regulamentação insuficiente: A capacidade regulatória dos governos e instituições financeiras ainda não acompanham a rápida evolução da IA;
  • Quebra de privacidade: O uso generalizado da IA no setor financeiro pode resultar na coleta e análise excessiva de dados pessoais dos clientes e uso indevido de informações sensíveis.

O que podemos esperar do futuro com o uso da IA?

O futuro com o uso cada vez mais disseminado da IA é promissor, mas exige cautela e regulamentações sólidas para mitigar riscos. A colaboração entre especialistas em finanças e cientistas de dados é essencial para garantir que os algoritmos sejam justos, transparentes e confiáveis.

Além disso, governos e entidades reguladoras internacionais devem estabelecer políticas que abordem questões como segurança cibernética, privacidade de informações e impactos sociais da automação para lidar com os desafios globais impostos pela IA na economia mundial.

Saiba mais sobre o mundo das finanças com os conteúdos do TecMundo. Para sua próxima leitura, indicamos o artigo em que explicamos como saber se a inteligência artificial está sendo usada com ética, aproveite!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.