Renda fixa, PicPay, NuConta ou Mercado Pago: qual rende mais?

4 min de leitura
Imagem de: Renda fixa, PicPay, NuConta ou Mercado Pago: qual rende mais?
Imagem: GettyImages

É comum muitas pessoas terem dúvidas relacionadas às suas finanças, sobretudo quando falamos em investimentos e até mesmo rendimentos casuais. Afinal, hoje em dia, há muitas possibilidades disponíveis no mercado econômico, incluindo aplicativos para diversas finalidades e até mesmo fintechs.

Mas você pode ficar tranquilo, pois podemos te ajudar nesses casos a entender mais sobre como funcionam algumas das principais ferramentas que estão à disposição dos usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Logo abaixo, portanto, descubra quais as vantagens e desvantagens da Renda fixa, do PicPay, da NuConta e do Mercado Pago. Aproveite!

Descubra como fazer seu dinheiro render com as possibilidades ofertadas no mercado hoje em dia. (GettyImages/Reprodução)Descubra como fazer seu dinheiro render com as possibilidades ofertadas no mercado hoje em dia. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Qual o melhor investimento em renda fixa?

Em linhas gerais, a renda fixa se caracteriza por ser um investimento em que as aplicações possuem regras mais bem definidas e, dessa maneira, retornos garantidos. É uma linha de investimento para quem não deseja correr tantos riscos e ainda assim ver seu dinheiro render.

Na prática, é como se você estivesse emprestando dinheiro e recebendo tudo de volta com alguns juros pelo tempo em que esteve sem essa renda sob o seu controle.

O melhor de tudo é que, no momento da aplicação, você já tem acesso a todos valores, sejam os juros, as taxas e até mesmo os índices de referência. Pode-se dizer que, por muito tempo, a renda fixa foi a forma preferida de rendimento dos investidores. Porém, atualmente há outras possibilidades.

A renda fixa é indicada para investidores que não querem correr tantos riscos. (GettyImages/Reprodução)A renda fixa é indicada para investidores que não querem correr tantos riscos. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Mas quanto a renda fixa pode render no final das contas? A resposta para essa pergunta não é tão simples, visto que esse meio de investimento possui variáveis de acordo com alguns índices, incluindo a Taxa Selic, o Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI) e a Taxa Referencial (TR).

Nesse sentido, para saber qual o melhor investimento em renda fixa, é necessário estudar tudo o que ela envolve. Sejam os papéis prefixados, os papéis pós-fixados e os papéis híbridos, além de seus caminhos, como títulos públicos, poupanças, Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) e outros.

O que é PicPay e como funciona?

Agora, para falar do PicPay, é preciso entender o fenômeno contemporâneo do surgimento de aplicativos que funcionam como carteiras digitais. Disponível principalmente para dispositivos móveis, por meio do app é possível guardar seu dinheiro, fazer transferências, pagamentos e muito mais.

A fintech surgiu em 2012 e de lá para cá já evoluiu bastante na forma de trabalhar com seus clientes. Inclusive, no aplicativo também é possível fazer investimentos.

Mas, caso você não queira se envolver com algumas burocracias que podem ser complicadas, não há problema. Só de deixar o seu dinheiro no PicPay ele já passa a render por meio do Certificado de Depósitos Bancários.

Com o PicPay, seu dinheiro pode render até 102% do CDI. (PicPay/Reprodução)Com o PicPay, seu dinheiro pode render até 102% do CDI. (PicPay/Reprodução)Fonte:  PicPay 

De acordo com os desenvolvedores, é possível render até 102% do CDI, com o valor mínimo de R$ 1. Ou seja, para começar a ver seu dinheiro render não é preciso dispor de grandes quantias, o que já mostra uma super vantagem do PicPay.

O que é NuConta da Nubank?

Conforme citado anteriormente, as fintechs surgiram em peso a partir da última década. O Nubank ficou bastante conhecido dentro desse contexto, mas servindo como um banco digital e operando com cartões de crédito. A startup completou recentemente 10 anos de serviços no mercado financeiro.

E como o próprio nome sugere, a NuConta consiste na conta gratuita do Nubank. Por meio dela, os usuários conseguem fazer saques mediante a uma pequena taxa, depósitos por boleto, transferências e também investimentos.

O rendimento da NuConta é de 100% do CDI. Isso significa que basta deixar seu dinheiro sem movimentação por lá que ele já vai começar a render. Porém, dentro da NuConta, há também a opção de guardar dinheiro, o que garante um pouco mais de segurança para os usuários.

Por meio da NuConta, é possível visualizar todos os rendimentos mensais. (Nubank/Reprodução)Por meio da NuConta, é possível visualizar todos os rendimentos mensais. (Nubank/Reprodução)Fonte:  Nubank 

Além disso, os clientes do Nubank ainda podem investir em títulos de Recibos de Depósito Financeiro (RDB), que também oferecem rendimentos de até 100% do CDI, com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

O que é Mercado Pago e como funciona?

Por fim, é preciso falar do Mercado Pago, que também funciona como uma carteira digital e oferece inúmeros serviços gratuitos e outros mediante o pagamento de taxas específicas.

Dentro dele, é possível recarregar os créditos do seu celular dependendo da operadora, fazer empréstimos exclusivos por meio de uma linha de crédito e também recarregar seu cartão transporte, de acordo com a disponibilidade da sua região.

No aplicativo, que também está disponível para dispositivos móveis com sistema operacional Android e iOS, o seu dinheiro guardado rende cerca de 100% do CDI.

No Mercado Pago, usuários podem ver seu dinheiro render até 100% do CDI. (GettyImages/Reprodução)No Mercado Pago, usuários podem ver seu dinheiro render até 100% do CDI. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Os rendimentos podem ser obtidos diariamente e observados via extrato da conta. Não há prazo mínimo de permanência, nem mesmo valor mínimo para começar a ver sua renda crescer. Tudo isso também acontece de forma gratuita, sem cobranças adicionais.

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para sanar todas as suas dúvidas a respeito de investimentos e rendimentos!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.