Qual é a diferença entre investimento e aplicação financeira?

4 min de leitura
Imagem de: Qual é a diferença entre investimento e aplicação financeira?
Imagem: Getty Images

Diariamente, profissionais do mercado financeiro ficam atentos a todas as informações que podem impactar os rendimentos de seus clientes. São diversos os fatores que podem fazer o dinheiro ser valorizado ou desvalorizado, além das cotações comerciais de outras moedas, como o dólar e o euro. Em linhas gerais, essas implicações são bastante importantes para quem deseja ampliar suas finanças.

E por conta de todas essas variáveis, muitas vezes, principalmente para aqueles que não estão tão ligados em todos os detalhes e mecanismos desse setor, fica até confuso entender quais são os melhores caminhos a se tomar quando se fala de investimentos ou aplicações. Mas se você quer tirar essa dúvida de uma vez por todas, confira tudo aquilo que abordaremos no texto abaixo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Antes de escolher como investir o seu dinheiro, é importante saber qual é o seu perfil de investidor. Antes de escolher como investir o seu dinheiro, é importante saber qual é o seu perfil de investidor. Fonte:  Getty Images 

Existe diferença entre aplicação financeira e investimento?

Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que cada pessoa pode possuir um perfil específico de investidor. Esse detalhe é essencial para entender também qual o melhor tipo de aplicação para cada um.

Em linhas gerais, aplicações financeiras e investimentos podem funcionar como sinônimos. Porém, nem todo investimento pode ser uma aplicação financeira. Mas acalme-se que logo você vai entender tudo direitinho.

Embora funcionem como um investimento, as aplicações financeiras não podem ser descritas como produto financeiro. Por exemplo, o título ou o ativo que determinada instituição financeira, como um banco, oferece aos seus clientes trata-se de um produto financeiro.

Nesse sentido, as aplicações podem ocorrer por meio de ações em empresas e/ou fundos de investimento. Assim, quando o investidor em questão adquire esses produtos — realizando enfim a aplicação —, seu dinheiro já vai começar a render e, futuramente, o valor poderá ser utilizado para novas aplicações ou ficará disponível para retiradas.

Portanto, uma aplicação financeira como um investimento consiste basicamente na aquisição de um produto, como ativo ou título, de uma instituição financeira, que poderá retornar algum valor futuro.

Para investir e necessário escolher o produto, seja ele um ativo ou título financeiro.Para investir e necessário escolher o produto, seja ele um ativo ou título financeiro.Fonte:  Getty Images 

Como escolher o melhor tipo de aplicação?

Para escolher o melhor tipo de aplicação, descubra qual o seu perfil de investidor. Há pelo menos três tipos: conservador, moderado e arrojado. No geral, o primeiro deles é aquele que não quer correr muitos riscos. Já o investidor moderado consegue ser bastante versátil e transitar entre investimentos de alto e baixo risco. Por fim, o investidor arrojado não se importa em correr riscos.

Sendo assim, para investidores mais conservadores são indicadas aplicações financeiras como certificados de depósitos bancários (CDB), letras financeiras, tesouro direto e renda fixa. Ações em empresas consolidadas também são boas opções.

Para investidores moderados, além de todas as aplicações citadas anteriormente, também são indicados os debêntures, o tesouro IPCA, investimentos coletivos (crowdfunding) e ações em empresas dos mais variados tipos, incluindo empresas novas no mercado.

Por fim, investidores arrojados poderão pensar em aplicar suas finanças principalmente em ações empresariais. Porém, há também possibilidades com o BDR (Brazilian Depositary Receipts), que atua em bolsas de valores de diversos países, e o ETF (Exchange Traded Fund), um fundo de investimentos que acompanha índices econômicos.

Vale destacar ainda que estudar mais sobre a Renda Fixa e Renda Variável pode auxiliar na tomada de decisão, principalmente porque elas são fundamentais na questão de investimentos.

Enquanto a Renda Fixa se refere a aplicações diretas em títulos públicos e/ou privados, a Renda Variável não garante um ganho fixo nem ao menos a devolução do valor investido inicialmente.

Conhecer bem as modalidades de investimento, é essencial para não cair em riscos financeiros. Conhecer bem as modalidades de investimento, é essencial para não cair em riscos financeiros. Fonte:  Getty Images 

Quais cuidados tomar na hora de aplicar seu dinheiro?

Quando se fala de aplicações financeiras, é importante refletir sobre determinados conceitos fundamentais. Os principais são: rentabilidade e liquidez. Enquanto o primeiro se refere ao valor do retorno que a sua aplicação pode ter, o segundo mostra que o tempo pode importar bastante no momento de fazer sua retirada.

Em determinados investimentos, é necessário aguardar um tempo mínimo para que o dinheiro aplicado possa render. Dessa maneira, há muitas variáveis quando se fala em liquidez e uma regrinha básica: quanto maior for a liquidez, maior poderão ser os seus retornos financeiros.

Dentro desse contexto, também precisamos falar sobre os riscos em fazer investimentos. Conforme mencionado anteriormente, o mercado financeiro possui inúmeras oscilações. Quando falamos de aplicações financeiras e investimentos, também estamos falando de probabilidades de retorno e prejuízos.

Ao aplicar seu dinheiro, você poderá vê-lo aumentar consideravelmente, aumentar pouco, não aumentar nada ou ainda perder uma parte significativa dependendo das escolhas feitas no momento do investimento. Por esse motivo, é importante conhecer muito bem o seu perfil investidor, sobretudo para que você consiga ver sua rentabilidade crescer sem preocupações.

Além disso, apostar em uma liquidez diária pode ser mais vantajoso, pois você terá um controle maior das finanças, embora os retornos sejam menores.

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para saber mais informações relevantes e interessantes como essas!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.