Big techs podem perder corrida de IA, diz engenheiro do Google

1 min de leitura
Imagem de: Big techs podem perder corrida de IA, diz engenheiro do Google
Imagem: Getty Images/Reprodução

Um memorando escrito por um engenheiro do Google afirma que a vantagem das grandes empresas de tecnologia na área de inteligência artificial (IA) está diminuindo rapidamente. Publicado no site SemiAnalysis, o documento se espalhou rapidamente pelas comunidades de IA, onde gerou discussões entre os principais especialistas do campo.

O funcionário do Google destaca o avanço surpreendente das iniciativas de código aberto na área de IA. Embora os modelos desenvolvidos pela big tech ainda tenham uma vantagem em termos de qualidade, essa diferença está diminuindo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O engenheiro afirma que a comunidade de empresas que dependem de códigos e modelos de IA disponíveis publicamente estão ultrapassando as grandes empresas de tecnologia em termos de eficiência. As startups estão encontrando caminhos para superar a quantidade de dados necessárias para treinar a tecnologia.

Um porta-voz do Google confirmou a autenticidade do memorando, mas ressaltou que se trata da opinião de um funcionário sênior e não necessariamente reflete a visão da empresa como um todo. De qualquer forma, o documento indica que o domínio das bigs techs sobre a indústria pode não se solidificar como esperado.

Impacto da OpenAI

ChatGPT é um dos exemplos de como as big techs podem ficar para trás na corrida pelo desenvolvimento de IAs. (Fonte: Pexels/Sanket Mishra/Reprodução)ChatGPT é um dos exemplos de como as big techs podem ficar para trás na corrida pelo desenvolvimento de IAs. (Fonte: Pexels/Sanket Mishra/Reprodução)Fonte:  Pexels/Sanket Mishra/Reprodução 

O documento também menciona o impacto da OpenAI, que entrou em cena com o lançamento do ChatGPT. Outras empresas que trabalham com sistemas generativos de IA, capazes de criar conteúdo com base em prompts de usuários, também ganharam popularidade e qualidade.

Em resposta, o Google lançou seu próprio programa equivalente, o Bard. No entanto, o memorando ressalta que esses esforços podem não ser suficientes para vencer a corrida contra os desenvolvedores de código aberto.

O fundador da OpenAI, Andrej Karpathy, afirmou no Twitter que pequenas empresas de IA estão começando a abalar significativamente o setor, comparando o momento atual a uma "explosão cambriana" na evolução da vida.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.