Meta e Google reclamam de citação em mensagem do Telegram contra PL 2630

2 min de leitura
Imagem de: Meta e Google reclamam de citação em mensagem do Telegram contra PL 2630
Imagem: jaanalisette/Getty Images

As empresas Meta e Google emitiram um comunicado, nesta terça-feira (9), reclamando de terem sido citadas na mensagem enviada pelo Telegram contra o PL das Fake News (2630/2020) aos usuários brasileiros.

O Telegram disparou em massa hoje um texto listando pontos de discordância da nova lei dizendo, inclusive, que a “democracia está sob ataque no Brasil”. No conteúdo, o app criado por Pavel Durov diz que Google e Meta também não concordam com as novas regras e estão se unindo para contrapor a legislação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por meio de nota, a Meta explica que tomou conhecimento da história por meio da imprensa e repudiou a citação por parte do Telegram “A Meta refuta o uso de seu nome pelo Telegram na referida mensagem, e nega as alegações no texto”, diz trecho do comunicado.

MetaA Meta negou qualquer correlação ou concordância com o texto do Telegram

Apesar de “tirar o corpo fora” do material distribuído pelo Telegram, a gigante dona de Facebook, Instagram e WhatsApp já se posicionou contra o PL das Fake News. Em texto publicado em seu blog oficial, a companhia argumentou que o atual texto do projeto de lei “contém dispositivos que prejudicam a maioria dos brasileiros com o propósito de atender a alguns poucos interesses econômicos”.

“Na sua forma atual, a legislação tornaria difícil que empresas de tecnologia como a nossa continuem a oferecer o tipo de serviços gratuitos usados por milhões de pessoas e negócios no Brasil”, diz outro trecho do texto.

Leia, a seguir, o texto emitido pela Meta sobre o comunicado enviado hoje pelo Telegram:

"Tomamos conhecimento por meio de notícias na imprensa nesta terça-feira, 9 de maio de 2023, que o aplicativo Telegram enviou uma mensagem aos usuários no Brasil a respeito do PL 2630/2020, que está em tramitação no Congresso Nacional. A Meta refuta o uso de seu nome pelo Telegram na referida mensagem, e nega as alegações no texto".

Google também não gostou

Também na noite de hoje, o Google emitiu um comunicado informando que não reconhece o conteúdo da mensagem emitida pelo Telegram. No final de abril, o Google emitiu textos com pontos contrários ao PL 2630, entre os quais, citando que o projeto atual poderia proteger quem produz desinformação e que poderia colocar em risco o acesso e a distribuição de conteúdo gratuito na internet.

Leia também: MPF, PF e Governo investigam Google após divulgar artigo contra o PL 2630

“Nesta terça-feira, 9 de maio, fomos informados de que o aplicativo de mensagens Telegram disparou um alerta aos seus usuários acerca do Projeto de Lei 2630/2020 (PL/2630). No texto, somos citados sem qualquer autorização e não reconhecemos seu conteúdo”, informou o Google.

Com a repercussão causada pela mensagem enviada pelo Telegram, o Ministro da Justiça, Flávio Dino, também publicou uma mensagem no Twitter sobre a comunicação do aplicativo. "Providências legais estão sendo tomadas contra esse império de mentiras e agressões", informou.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.