Steve Jobs criou Bitcoin? Teoria bizarra liga CEO da Apple e moeda digital

2 min de leitura
Imagem de: Steve Jobs criou Bitcoin? Teoria bizarra liga CEO da Apple e moeda digital
Imagem: GettyImages

A descoberta de um documento secreto e escondido em computadores da Apple levantou uma teoria pouco provável, mas que movimento a comunidade de criptomoedas nos últimos dias: Steve Jobs seria o grande nome por trás da criação do Bitcoin.

De acordo com alguns entusiastas do assunto, a identidade secreta de Satoshi Nakamoto, o misterioso criador da bitcoin, pode ser ninguém menos que o cofundador e ex-CEO da Maçã, Steve Jobs. Apesar de ser improvável, a teoria em questão é bastante curiosa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De onde veio a teoria?

Tudo começou com uma postagem de Andy Baio, um especialista em tecnologia. Em seu blog, ele relata que se deparou sem querer em seu Mac com uma versão em PDF do paper original do Bitcoin, que descreve a tecnologia.

O tal documento está presente entre as versões Mojave (10.14) e Ventura (13.3) do macOS e tem 184 KB. Ele está nomeado como "simpledoc" e estaria em computadores da empresa desde 2008.

Outro usuário no Twitter descobriu há três anos o mesmo arquivo, mas sem tanto alarde.

Para conferir se o seu Mac tem o documento, abra o terminal do macOS e digite o seguinte comando (sem as aspas): "open /System/Library/Image\ Capture/Devices/VirtualScanner.app/Contents/Resources/simpledoc.pdf".

Se quiser, é também possível seguir o caminho das pastas manualmente no Finder.

Sem muito sentido

Nakamoto, que pode ser um pseudônimo para uma ou várias pessoas, "desapareceu" da comunidade cripto no final de 2010. Já Jobs, que estava afastado do cargo na Apple há meses por motivos de saúde, faleceu em outubro de 2011 devido a um câncer. Essa é tida como outra "coincidência" que conectaria as duas pessoas, além do paper escondido nos Macs.

Apesar de algumas enquetes no Twitter de investidores e um debate no subreddit da Bitcoin no Reddit, a teoria não é levada a sério e faz pouco sentido.

Jobs estava envolvido com outros projetos que exigiam a sua atenção por volta de 2008, quando a moeda digital começou a nascer — como o iPhone, lançado um ano antes. Além disso, ele nunca demonstrou interesse pelo assunto publicamente, ao contrário do outro cofundador da empresa, Steve Wozniak.

Além disso, o paper pode ser apenas um arquivo de teste colocado pela Apple para testar o recurso Virtual Scanner ou então um Easter-egg inserido por um desenvolvedor que é entusiasta de criptomoedas.

A identidade de Satoshi Nakamoto permanece um mistério, apesar de várias pessoas serem apontadas como suspeitas e outras alegarem que eram a figura por trás do apelido.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.