Dia da Mentira: relembre 8 promessas não cumpridas de Elon Musk

4 min de leitura
Imagem de: Dia da Mentira: relembre 8 promessas não cumpridas de Elon Musk
Imagem: GettyImages

Neste sábado (1º), é celebrado o Dia da Mentira, data em que muitas pessoas realizam brincadeiras, inventam casos que muitas vezes parecem reais, mas não são, e saem pregando peças nos amigos. Alguns também aproveitam o dia para assumir compromissos mesmo sem ter a certeza de realizá-los.

Para celebrar a data, relembramos 8 promessas de Elon Musk que não se cumpriram, pelo menos até o momento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. SpaceX em Marte até 2024

Protótipos da Starship, nave com a qual Musk pretende chegar a Marte.Protótipos da Starship, nave com a qual Musk pretende chegar a Marte.Fonte:  GettyImages 

Uma das principais previsões de Musk é sobre a chegada da humanidade a Marte. Em 2016, o bilionário disse que a sua empresa, SpaceX, enviaria uma missão tripulada ao Planeta Vermelho até 2024, para dar início a uma colônia humana por lá. Teria sido ele otimista demais?

A data da viagem já foi alterada pelo menos duas vezes, passando para 2026 e, posteriormente, para 2029, mas especialistas acreditam que a missão só deve acontecer na próxima década. A espaçonave Starship, com a qual o empresário pretende ir a Marte, ainda não realizou o seu primeiro voo orbital.

2. Cybertruck lançada em 2021

A estreia da Cybertruck já foi adiada várias vezes.A estreia da Cybertruck já foi adiada várias vezes.Fonte:  Tesla/Divulgação 

Anunciada em 2019, a Tesla Cybertruck já deveria estar à venda nas lojas da montadora, caso a promessa de Musk tivesse sido cumprida. Na época, ele disse que a picape elétrica poderia ser comprada a partir de 2021, porém não foi o que aconteceu, frustrando os entusiastas da tecnologia.

Algum tempo depois, as pessoas que efetuaram a reserva foram avisadas sobre um novo atraso, indicando a entrega do automóvel futurista em 2022. Este prazo também não foi cumprido e a notícia mais recente aponta o lançamento da Cybertruck para este ano. Será que agora vai?

3. Teslas totalmente autônomos em 2018

Os carros da Tesla ainda não são 100% autônomos, como queria Musk.Os carros da Tesla ainda não são 100% autônomos, como queria Musk.Fonte:  Unsplash 

Outra promessa não cumprida de Musk envolvendo a montadora foi o lançamento de um carro 100% autônomo em 2018. No anúncio, dois anos antes, o magnata da tecnologia afirmou que o veículo seria capaz de dirigir sozinho em qualquer estrada e poderia ser “chamado” pelo dono usando o celular, inclusive se estivesse em outra cidade.

A Tesla realmente lançou o sistema de direção autônoma algum tempo depois, o Full Self-Driving (FSD), mas a tecnologia não conduz o veículo sozinha, como o nome supõe. O mecanismo realiza algumas tarefas automaticamente e exige a presença do condutor supervisionando a operação.

4. Retirar a Tesla da Bolsa de Valores

Depois de anunciar que iria tornar a empresa privada novamente, o empresário foi processado.Depois de anunciar que iria tornar a empresa privada novamente, o empresário foi processado.Fonte:  GettyImages 

Em um tweet publicado em 2018, o empresário declarou a intenção de retirar sua montadora da bolsa de valores, alegando possuir financiamento suficiente para tanto. Assim como as demais, esta promessa também não se cumpriu, mas a brincadeira custou caro.

Processado após reclamação dos investidores, Musk foi condenado a pagar multa de US$ 20 milhões e obrigado a deixar a presidência do conselho de administração da Tesla. Além disso, seus tweets relacionados à companhia tiveram que passar por aprovação antes de serem publicados.

5. Lançar a rede social X

Com a compra do Twitter, ele aparentemente desistiu do super app X.Com a compra do Twitter, ele aparentemente desistiu do super app X.Fonte:  GettyImages 

O desejo de ter uma rede social para comandar é antigo. Por volta de 2017, ele anunciou planos de lançar sua própria plataforma, denominada “X.com”, que funcionaria como uma espécie de super app, reunindo diversos serviços em um só lugar, de envio de mensagens a pagamentos online, semelhante ao que oferece o WeChat.

Em outubro passado, o novo dono do Twitter chegou a dizer que a compra da empresa aceleraria o lançamento do super app X.com. Desde então, não se falou mais no assunto, dando a entender que a estreia foi adiada mais uma vez — ou até mesmo esquecida.

6. Abandonar o cargo de CEO do Twitter

Um novo CEO para a plataforma tem sido cogitado nos últimos meses.Um novo CEO para a plataforma tem sido cogitado nos últimos meses.Fonte:  GettyImages 

Uma enquete postada em dezembro, no seu perfil, terminou com 57,5% dos participantes escolhendo pela sua saída do cargo de CEO do Twitter. No mesmo tweet, ele afirma que iria respeitar o resultado, independente de qual fosse, mas não foi o que aconteceu.

O cargo de presidente executivo do microblog é ocupado até hoje por Musk, que em outras ocasiões também comentou sobre a vontade de deixar a função. Há rumores sobre a busca de um profissional para substituí-lo, porém não existe qualquer prazo para que isso aconteça.

7. Manter a liberdade de expressão no Twitter

Perfis de desafetos de Musk chegaram a ser banidos da rede social.Perfis de desafetos de Musk chegaram a ser banidos da rede social.Fonte:  GettyImages 

A defesa da liberdade de expressão no Twitter foi um tema constante durante a extensa negociação para a aquisição da rede social. Em uma determinada ocasião, o empresário afirmou que todos os usuários deveriam se comunicar livremente, inclusive dizendo “coisas muito ultrajantes que estão dentro dos limites da lei”.

O que se viu posteriormente, no entanto, foi bem diferente disso. Diversos perfis acabaram banidos sem justificativa, incluindo contas de jornalistas que cobriam o cotidiano do bilionário e o bot que acompanhava o trajeto do seu avião. Questionado em uma transmissão ao vivo no Spaces, ele desativou a ferramenta.

8. Criação do conselho de moderação de conteúdo

O novo conselho para moderar a rede social ainda não saiu do papel.O novo conselho para moderar a rede social ainda não saiu do papel.Fonte:  GettyImages 

Entre as promessas que Musk deixou de cumprir, também vale citar a criação do novo conselho de moderação do microblog. O grupo, formado por pessoas com “pontos de vista diversos”, ficaria responsável pela definição das políticas de uso e a reativação de contas banidas, entre outros assuntos importantes.

O novo conselho não foi criado ainda, enquanto o antigo acabou destituído assim que ele assumiu a presidência da companhia. A decisão levou alguns dos maiores anunciantes da plataforma a pausar os anúncios, diante da falta de moderação dos conteúdos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.