Por que Elizabeth Holmes, a 'sucessora' de Steve Jobs, foi presa?

3 min de leitura
Imagem de: Por que Elizabeth Holmes, a 'sucessora' de Steve Jobs, foi presa?
Imagem: Getty Images

No dia 3 de janeiro de 2022, após intensas explanações nos tribunais, o júri condenou Elizabeth Holmes, ex-empresária do ramo de biotecnologia, a 11 anos e três meses de prisão. Com a Theranos, sua startup, Holmes foi acusada de fraude e conspiração.

Porém, por estar grávida no momento da sentença, ela só deverá começar a cumprir sua pena a partir de abril de 2023.  Dentro desse contexto, a minissérie The Dropout, protagonizada por Amanda Seyfried e disponível no Brasil pelo Star Plus, conta mais sobre sua ascensão e queda, mostrando ainda como ela foi considerada uma possível sucessora para Steve Jobs até receber suas primeiras acusações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Abaixo, confira outras informações a respeito do caso da ex-empresária e o motivo específico de sua prisão!

Elizabeth Holmes: os primeiros problemas nos exames de sangue "revolucionários"

Antes mesmo de fundar a Theranos, Holmes cursou engenharia química na prestigiosa Universidade Stanford, localizada no estado da California. Considerada uma das pessoas mais influentes do mundo em 2015 pela Revista Time, naquele mesmo ano, as primeiras acusações de fraude e conspiração começaram a surgir publicamente.

Tudo isso ocorria justamente por conta dos “métodos revolucionários” que a startup oferecia aos seus clientes. Em linhas gerais, a Theranos ficou conhecida por realizar exames de sangue utilizando apenas algumas gotas, colhidas por meio de um simples furo no dedo, em contraponto à quantidade obtida em métodos tradicionais — geralmente 4,5ml em punção venosa.

Elizabeth Holmes fundou Theranos em 2003, quando tinha apenas 19 anos de idade. (Getty Images/Reprodução)Elizabeth Holmes fundou Theranos em 2003, quando tinha apenas 19 anos de idade. (Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Nesse sentido, a companhia teria desenvolvido um dispositivo específico para a avaliação da amostragem. Além disso, seus processos tecnológicos foram mantidos sob sigilo por cientistas e diretores para preservar as inovações técnicas organizacionais. Mas, com o passar do tempo, a confiabilidade dos métodos foram destruídas.

Mesmo assim, Holmes se tornou um nome mítico dentro do Vale do Silício, sendo comparada a figuras importantes, como Steve Jobs, um dos fundadores da Apple, além de Mark Zuckerberg, um dos desenvolvedores do Facebook.

Dúvidas e investigações

Em 2014, um ano após o suicídio do bioquímico Ian Gibbons, que atuava como cientista-chefe do laboratório, o jornalista John Carreyrou, repórter do The Wall Street Journal, com a ajuda direta do neto de um dos profissionais responsáveis pelo conselho diretor da Theranos, passou a investigar de forma mais profunda as especulações feitas pela imprensa até aquela altura.

O resultado foi a reunião de provas consistentes que atestavam as fraudes e conspirações da companhia, envolvendo influências diretas de Elizabeth Holmes e Sunny Balwani, seu parceiro de negócios e presidente da startup.

Carreyrou ainda publicou o livro Bad Blood: Fraude Bilionária no Vale do Silício, no qual denunciou inúmeros casos envolvendo erros de diagnóstico e tratamentos médicos em diversos pacientes. Vale destacar que muitos deles haviam recebido laudos imprecisos com resultados de exames para doenças crônicas, HIV e câncer.

Arrependimento

Durante seu julgamento, Holmes demonstrou estar arrependida de seus crimes. “Estou arrasada com minhas falhas”, lamentou diante do júri. “Senti uma dor profunda pelo que as pessoas passaram porque eu falhei com elas”, disse a ex-empresária.

Tanto Holmes quanto Balwani só foram presos efetivamente em 2018, cerca de três anos depois da exposição das fraudes no The Wall Street Journal, por pressões intensas da Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC).

Investidores, pacientes e outros parceiros se sentiram lesados por conta das fraudes da Theranos. Holmes até tentou fazer um acordo com todos eles para amenizar a situação, mas outras provas e indícios de fraude foram sendo descobertos e um processo criminoso se tornou inevitável. Ao todo, ela já foi considerada culpada de 12 acusações formais.

Minissérie The Dropout retrata farsa de Elizabeth Holmes em oito episódios. (Getty Images/Reprodução)Minissérie The Dropout retrata farsa de Elizabeth Holmes em oito episódios. (Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Com oito episódios, a minissérie The Dropout expõe de maneira interessante aquilo que chamou a atenção do mundo inteiro sobre a Theranos. Enquanto a atriz Amanda Seyfried deu vida à Elizabeth Holmes, Balwani foi interpretado por Naveen Andrews. De forma frenética, o público acompanha ainda o desenvolvimento das investigações de John Carreyrou (Ebon Moss-Bachrach).

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para saber mais sobre curiosidades e notícias da área tecnológica.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.