Álbuns de figurinhas antigos da copa: relíquias que foram colecionadas

4 min de leitura
Imagem de: Álbuns de figurinhas antigos da copa: relíquias que foram colecionadas
Imagem: Twitter

Tão importante quanto a Copa do Mundo, somente os álbuns de figurinha da competição. Desde 1950 eles se tornaram uma marca registrada, fazendo com que milhões de colecionadores corressem para adquirir os pacotes de cromos no intuito de completar os seus álbuns o mais breve possível.

E muitos deles marcaram época. Seja por ser o primeiro da história a mostrar os jogadores, ou por apresentar novidades, como as raríssimas figurinhas Legends que possuem um valor altíssimo entre os colecionadores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pensando nisso – e claro, na aproximação da Copa do Qatar –, hoje o TecMundo trouxe os álbum da Copa do Mundo que marcaram época. Confira!

1 - Copa do Mundo 1930 - O relançamento do clássico

Em 2017 foi lançada uma edição, com apenas 350 unidades, de uma recriação do que deveria ter sido o álbum da primeira Copa do Mundo da história. O trabalho independente trouxe uma versão remasterizada de uniformes e fotos dos jogadores que participaram da competição.

Edição especial do álbum da Copa do Mundo de 1930 foi lançada em 2017Edição especial do álbum da Copa do Mundo de 1930 foi lançada em 2017Fonte:  Museu da Copa 

Vale lembrar que nas três primeiras Copas, em 1930, 1934 e 1938, não foram lançados álbuns ou algum material parecido na época.

2 - Copa do Mundo de 1950 - O primeiro álbum oficial

O primeiro álbum da Copa do Mundo foi lançado na edição de 1950, que foi realizada aqui no Brasil. Ele contava com uma versão vertical, que apresentava o nome dos jogadores em uma fonte menor, e uma na versão horizontal com seus respectivos nomes em formato de assinatura.

Primeiro álbum da Copa do Mundo só foi lançado em 1950Primeiro álbum da Copa do Mundo só foi lançado em 1950Fonte:  Museu da Copa 

Com um tom de humor na capa, o álbum não trazia tantos detalhes como nas versões mais atuais. Apenas as figurinhas dos jogadores, onde as páginas de cada seleção contava apenas com o nome dos países.

Por fim, ele também trazia alguns cromos com imagens de algumas partidas importantes, uma vez que ele foi lançado após a competição.

3 - Copa do Mundo de 1982 e os seus dois famosos álbuns

A Copa do Mundo de 1982 foi uma das mais esperadas para nós brasileiros. Com uma equipe repleta de craques, o país entrou como a seleção favorita. Porém, acabamos sendo eliminados pela Itália, dando adeus ao Tetra, que só chegaria 8 anos depois.

E por tamanho apelo da competição, aqui no Brasil os colecionadores se dividiram entre dois álbuns da Copa do Mundo. O primeiro deles era o tradicional, distribuído pela Panini e que já possuía um formato popular de outras edições.

Álbum oficial da Copa do Mundo de 1982 lançado pela PaniniÁlbum oficial da Copa do Mundo de 1982 lançado pela PaniniFonte:  Issuu 

A novidade foi um outro álbum lançado em parceria com os chicletes Ping Pong. Com um visual diferenciado, nele os colecionadores precisavam comprar os doces para adquirir as figurinhas, que vinham enroladas dentro do próprio chiclete. Por serem mais baratos que os cromos da concorrente, ele acabou tendo um sucesso maior naquela edição.

Álbum lançado em 1982 pelos chicletes Ping PongÁlbum lançado em 1982 pelos chicletes Ping PongFonte:  OLX 

4 - Copa do Mundo de 1990 e as seleções campeãs

Em 1990, a Copa do Mundo foi realizada pela primeira vez com 22 seleções. Além disso, a edição de 1990 também foi a última a adotar uma página especial onde traziam os uniformes de cada uma das seis seleções campeãs da Copa do Mundo, uma vez que Espanha e França ainda não tinham nenhum título e por isso ficaram de fora.

Álbum da Copa do Mundo de 1990 fez homenagem às seleções campeãsÁlbum da Copa do Mundo de 1990 fez homenagem às seleções campeãsFonte:  Mundo das Figurinhas 

5 - Copa do Mundo de 2006 e o primeiro modelo de álbum de capa dura

Para os colecionadores, a Copa do Mundo de 2006 ficou marcada por ser a primeira edição onde era possível comprar uma versão do livro ilustrado em capa dura. Em um formato parecido com o de enciclopédias, ele era ideal para aqueles que pretendem guardar a sua coleção por anos e anos na prateleira de casa.

O álbum da Copa do Mundo 2006 foi o primeiro a contar com uma versão de capa duraO álbum da Copa do Mundo 2006 foi o primeiro a contar com uma versão de capa duraFonte:  Mercado Livre 

6 - Copa do Mundo de 2022 e as figurinhas Legends

O álbum da Copa do Mundo deste ano trouxe uma grande novidade para os colecionadores: as figurinhas Legends. Elas são versões super raras de jogadores importantes que estarão presentes na competição que será realizada no fim do mês, no Qatar.

Algumas das figurinhas Legends do álbum da Copa do Mundo 2022Algumas das figurinhas Legends do álbum da Copa do Mundo 2022Fonte:  Shopee 

Divididas em versões Bronze, Prata e Ouro, elas possuem uma tiragem muito inferior à de outros cromos. Com isso, figurinhas de jogadores como Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo, chegaram a ser negociadas por cerca de 8 mil reais. Entretanto, hoje em dia elas possuem um valor menor, mas ainda são um item muito procurado por colecionadores.

Agora que você já conhece a história dos álbuns mais icônicos da história da maior competição esportiva do planeta, ainda dá tempo de colecionar o da Copa do Mundo 2022 e guardar para que ele no futuro seja exibido também como uma preciosidade.

E você, ficou com alguma dúvida? Conte para a gente em nossas redes sociais!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.