IFA 2022: quando acontece e o que esperar do evento

3 min de leitura
Imagem de: IFA 2022: quando acontece e o que esperar do evento
Imagem: IFA/divulgação

Do dia 2 a 6 de setembro acontece a IFA 2022, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo e o maior da Europa. Sediado em Berlim, na Alemanha, o Internationale Funkausstellung Berlin reune as principais marcas do mundo em diversas apresentações para falar das principais inovações de tecnologia, desde os lançamentos para casa conectada até o anúncio de novas TVs.

Após a edição de 2021 ter sido cancelada em virtude da covid-19, a IFA retorna ao modelo presencial com um grande público, com os dias para imprensa sendo apresentados entre 31 de agosto e 1º de setembro. O TecMundo preparou um resumão especial sobre tudo o que esperamos ver no evento, confira:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Samsung

a  Unplash/reprodução 

A Samsung é com certeza uma das marcas populares de todos os eventos, mas dessa vez a gigante sul-coreana deve ter uma aparição mais amena durante a feira. O motivo é o recente anúncio dos Galaxy Z Fold e Flip 4, além dos novos gadgets anunciados durante o Galaxy Unpacked de agosto.

Logo, não devemos ver grandes anúncios voltados para smartphones, mas não seria surpreendente ver a companhia revelando novas TVs, monitores e, principalmente, produtos para casa conectada, como geladeiras, aspiradores de pó, entre outros eletrodomésticos.

ASUS

a  ASUS/divulgação 

Sempre fazendo boas participações na IFA, a ASUS já tem praticamente um grande produto revelado para a feira: o Zenbook 17 Fold OLED, anunciado anteriormente durante a CES 2022. O modelo tem processador Intel Core de 12ª geração, tela de 17 polegadas com a tela aberta, ou 12 polegadas com display fechado. Ademais, é possível que vejamos novos monitores e até mesmo algumas novas versões de notebooks da marca.

Sony

a  Sony/divulgação 

A Sony é outra marca com presença de peso na IFA, mas nesse ano não há muitas especulações por parte da companhia. Dito, é difícil ver qualquer coisa relacionada ao mundo do PlayStation, mas podemos esperar novas TVs, headphones e outros equipamentos de áudio.

Qualcomm

a  Qualcomm/divulgação 

A Qualcomm é outra incógnita para este ano. A companhia sedia um evento próprio entre novembro e dezembro para anunciar suas novas gerações de chips topo de linha, porém, um vazamento recente confirmou a existência do processador intermediário Snapdragon 6 Gen 1. Logo, mesmo não sendo o palco mais provável, devemos ficar de olho sobre um possível anúncio.

No mais, a empresa deve se manter focada para discussões a respeito das redes 5G e inovações no campo da Inteligência Artificial, machine learning e tecnologias para o metaverso.

Nokia

s  Unplash/reprodução 

A Nokia já está bem confirmada para participar da IFA 2022, porém, não deu pistas do que o público pode esperar. No entanto, conhecendo a estratégia recente da marca, é muito provável que tenhamos anúncios de smartphones, em maioria do segmento intermediário, mas também de aparelhos da categoria de alta performance, algo que deixa a desejar no portfólio da empresa.

LG

a  Korea Tech Today/reprodução 

A LG deve ser um dos principais destaques da feira neste ano. A companhia já informou a diversos veículos de imprensa internacionais que "estará mostrando uma visão reimaginada de tecnologia" durante o evento.

Assim, a companhia deve anunciar novas tecnologias para displays e claro, novas Smart TVs e monitores premium. No entanto, outro foco principal deve ser o de casas conectadas, visto o amplo leque de produtos como condicionadores de ar e geladeiras da marca.

TCL

s  GizmoChina/reprodução 

A TCL deve ficar bem longe dos smartphones durante sua apresentação na IFA, porém, o grande destaque ficará com sua famosa divisão de TVs, sistema de áudio, dispositivos para casa conectada, soundbars e óculos inteligentes.

Honor

s  Honor/divulgação 

Pouco popular no Brasil, a Honor é uma marca proeminente no exterior, e realizará um keynote durante a IFA. Na imagem de anúncio é possível ver que teremos uma boa quantidade de smartphones sendo anunciados, bem como notebooks, tablets, fones de ouvido, etc.

Phillips

A Phillips não participará da IFA de nenhuma forma neste ano, mas indiretamente vai apresentar um evento separado para anunciar produtos de home appliance, com foco na linha de iluminação inteligente Phillips Hue.

Onde assistir a IFA 2022?


Como cada companhia deve fazer apresentações próprias dentro da IFA 2022, a melhor forma de acompanhar os keynotes é através do canal no YouTube de cada marca, embora alguns apresentações sejam realizadas também no canal próprio da IFA, como é o caso da Qualcomm, que faz a live de abertura. Para ter acesso a um calendário completo das lives e mais informações sobre cada participante, basta acessar o site oficial do evento.

O TecMundo também está cobrindo o evento direto da Alemanha. Então fique ligado no site e nas redes sociais para não perder nada da grande feira de tecnologia!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.