Procon-SP notifica Claro, Vivo, Tim e Oi sobre a oferta do 5G

1 min de leitura
Imagem de: Procon-SP notifica Claro, Vivo, Tim e Oi sobre a oferta do 5G
Imagem: Shutterstock

O Procon-SP notificou quatro operadoras de telefonia móvel nesta terça-feira (30), solicitando explicações a respeito da oferta de conectividade com as redes 5G, que começaram a funcionar recentemente na capital paulista e em outras cidades do Brasil. Além da Tim, Claro e Vivo, a Oi, que já vendeu a sua operação móvel, também foi convocada a prestar esclarecimentos.

De acordo com o órgão de proteção ao consumidor, as prestadoras deverão fornecer mais detalhes sobre a implantação da tecnologia de quinta geração para redes móveis e banda larga. A entidade também quer saber como a novidade vai afetar os serviços atualmente comercializados para os usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um dos questionamentos feitos é em relação aos celulares compatíveis com o 5G. Ou seja, as empresas vão precisar informar, claramente, quais modelos comercializados atualmente podem ter acesso a benefícios como conexões mais rápidas e baixa latência, entre outras melhorias oferecidas pela tecnologia.

Esclarecer quais celulares são compatíveis com 5G é uma das exigências do órgão.Esclarecer quais celulares são compatíveis com 5G é uma das exigências do órgão.Fonte:  Shutterstock 

Além disso, as operadoras notificadas pelo Procon-SP deverão disponibilizar informativos aos seus clientes. O objetivo é facilitar o entendimento sobre as mudanças implementadas por elas a partir da adoção da quinta geração da internet móvel.

Pontos específicos a esclarecer

Em relação a implementação da rede externa e do suporte aos atuais e novos consumidores, o órgão pediu às empresas que expliquem se é necessário trocar de chip e/ou dispositivo para utilizar o 5G. Se for preciso, elas deverão comprovar os valores eventualmente cobrados no ajustamento.

Como se dará a adequação dos planos atualmente em vigência na mudança para a nova tecnologia é outro questionamento feito pela entidade. Ela também solicitou explicações sobre as principais diferenças entre o 5G e o 4G ou redes ainda mais antigas, quanto à qualidade, segurança, velocidade, eficiência, cobertura e latência, entre outros quesitos.

Por fim, o Procon-SP questionou a manutenção da conectividade e do acesso aos serviços por frequência diversa em caso de indisponibilidade do 5G por conta da localização do usuário ou causa diversa. Tim, Oi, Claro e Vivo têm até o dia 6 de setembro para responder, conforme o comunicado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.