5G estreia em São Paulo: o que muda e onde está disponível?

1 min de leitura
Imagem de: 5G estreia em São Paulo: o que muda e onde está disponível?
Imagem: Getty Images

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que São Paulo começa a receber o 5G já nesta quinta-feira (4). Após a chegada da tecnologia em Brasília, Porto Alegre, João Pessoa e Belo Horizonte, as operadoras conseguiram convencer a Anatel de ampliar a rede para diferentes regiões da capital paulistana.

Segundo a Anatel, as operadoras precisavam ativar 462 estações para a ativação do 5G, contudo, a agência já havia recebido 1378 pedidos de licenciamento na faixa de 3,5 GHz até a última terça-feira (2) — ou seja, praticamente o triplo do mínimo necessário.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Inicialmente, a cobertura do 5G estará disponível para apenas 25% da área Urbana de São Paulo, pois o maior número de antenas está espalhado nas regiões da Avenida Paulista, Itaim Bibi e próximo ao Centro Histórico de São Paulo.

De qualquer forma, os moradores de outros bairros da cidade, como a Aclimação, Mooca e Brás, também poderão usar o serviço em uma cobertura menor.

Para seguir as regras do 5G no Brasil, as operadoras devem instalar uma antena para cada 100 mil habitantes. Para seguir as regras do 5G no Brasil, as operadoras devem instalar uma antena para cada 100 mil habitantes. Fonte:  Unsplash 

5G no Brasil

Algumas fabricantes de dispositivos móveis já oferecem opções compatíveis com a tecnologia 5G no Brasil, como as marcas Samsung, Motorola, Apple, Xiaomi, Asus, Realme, TCL, Nokia, Lenovo e Positivo — são mais de 60 aparelhos que oferecem tecnologia compatível.

A faixa de 3,5 GHz pode oferecer conexão móvel de longo alcance, internet mais veloz e baixa latência. A previsão é que a tecnologia esteja em todas as principais capitais brasileiras até o dia 29 de setembro de 2022 — lembrando que o 4G continuará funcionando normalmente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.