5 GIFs que mostram a diferença entre 4G e 5G

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: 5 GIFs que mostram a diferença entre 4G e 5G

E aí, como está a ansiedade para a chegada do 5G*? Até o fim de abril, 310 milhões de usuários da China já estavam conectados à rede, segundo o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação do país asiático, baseado nos dados das três principais operadoras de lá.

No Brasil, de acordo com o Ministério das Comunicações, a expectativa é de que todas as capitais contem com acesso ao lançamento até a metade de 2022. Espera-se, também, que o leilão das cinco faixas de frequência (700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz) ocorra ainda no segundo semestre deste ano.

Por enquanto, não podemos aproveitar as vantagens da tecnologia que promete revolucionar nossa experiência com a internet, mas que tal conferir 5 GIFs que mostram a diferença de velocidade entre 4G e 5G*?

1 – Vai um snack aí?

A navegação do 4G pode chegar a 300 Mbps de download e 75 Mb de upload. Por outro lado, a do 5G* atinge 10 Gbps. Sendo assim, no 4G, baixar um filme em HD com duração de 1 hora é um processo que leva até 6 horas. Com o lançamento, bastam 6 segundos. Enquanto o 4G está pensando em dar play, a internet 5G* já voltou com o chocolatinho para a sessão!

5G(Fonte: Giffiles/Reprodução)

2 – Sem tempo, irmão!

Em jogos online, a velocidade de transferência de dados é crucial, e o tempo de troca entre o smartphone e o servidor é chamado de latência. Pense em um fps: às vezes, você precisa de reação imediata para sobreviver e não perder o progresso – e qualquer atraso pode invalidar seus esforços, pois, mesmo que atire no momento certo, a ação só é registrada depois. Aí, game over!

Enquanto a latência do 4G fica em torno de 80 milissegundos, a do 5G* entre 1 e 4 milissegundos. Já imaginou o que isso representa para suas partidas (sem falar de funcionalidades mais avançadas, a exemplo das oferecidas por dispositivos inteligentes)? Felizmente, salvar o mundo, nem que seja em ambiente virtual, será muito mais fácil com opções como o moto g100 5G*.

5G(Fonte: Reprodução)

3 – Obrigado, amigo, você é um amigo.

Não podemos negar a importância do 4G, pois permitiu o avanço de diversas áreas relacionadas às conexões móveis e é um dos padrões mais avançados atualmente. Afinal, por priorizar tráfego de dados no lugar de voz, estabilizou conexões e ampliou funcionalidades de celulares, além de aumentar a velocidade de navegação, reduzir latências e abrir as portas para serviços de streaming, nuvem e, claro, jogos sem precedentes na palma da mão.

Ainda assim, a eficiência já atingida ficará muito maior com o 5G*, ou seja, novos smartphones, como os da Motorola, que já trazem a tecnologia, garantirão uma experiência inédita aos consumidores – que poderão associar seus aparelhos a diversas outras soluções também conectadas à rede, como eletrodomésticos e ferramentas educacionais, e, de quebra, assistir um filme em 4K sem perda de qualidade. Demais, né?

5G(Fonte: Tenor/Reprodução)

4 – Quantos likes essa foto merece?

Já foi a algum show e não conseguiu postar fotos e vídeos em suas redes sociais por falta de sinal? Bem, o 4G possibilita a conexão de até 10 mil dispositivos à rede por quilômetro quadrado. Se 15 mil pessoas se juntam em um estádio, bem, você sabe o resultado. 

Por outro lado, a cobertura do 5G* é muito mais ampla e deixará esse tipo de problema no passado, já que a rede será capaz de conectar cerca de 1 milhão de devices no mesmo espaço. Briga por sinal? Nunca mais!

5G(Fonte: Reprodução)

5 – Telefone sem fio (de verdade!)

Baterias de celulares sofrem com instabilidades na rede, comuns no 4G, pois os dispositivos, na procura por sinais mais estáveis, acabam dedicando à tarefa uma energia que poderia ser economizada. 

Quer um exemplo bem prático? Enquanto a maioria das opções do mercado aguentam no máximo um dia de uso, o moto g100 5G* estende sua experiência por até dois dias.

Resumindo, a tecnologia 5G* evitará que usuários "caiam" no meio de um assunto importante e não os obrigará a correrem atrás de tomadas o tempo todo.

5G(Fonte: Reprodução)

Comer poeira? Nunca mais!

Agora que você já conhece diversos benefícios da conexão, é bom se preparar para ver em primeira mão tudo o que a novidade tende a oferecer. Os primeiros celulares 5G* do Brasil, da Motorola, estão prontos para essa experiência inédita.

Baixar filmes em segundos, fazer streaming de jogos sem lag e participar de videochamadas tão nítidas como se você estivesse conversando presencialmente são apenas algumas das possibilidades dos modelos de celular 5G*, que garantem desempenho rápido e eficiente, além de grande capacidade de processamento em downloads e uploads.

Alta performance, câmeras incríveis para qualquer situação, design premium e superbateria. Quem é que dispensaria tantas características boas? Elas estão todas reunidas na família 5G* da Motorola e em seus smartphones com tecnologia de última geração, tudo para você entrar no futuro hoje.

*****

* aparelho compatível com a tecnologia 5G (frequências descritas na página do produto). Requer SIM (chip) com serviço 5G habilitado. Consulte as operadoras sobre planos de serviço, prazos e disponibilidade da tecnologia 5G. A disponibilidade da rede e bandas de operação suportadas pelo dispositivo estão sujeitas a variação dependendo do país, do provedor de rede e do plano de dados contratado pelo usuário.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.