6 bancos que oferecem contas digitais para adolescentes e crianças

5 min de leitura
Imagem de: 6 bancos que oferecem contas digitais para adolescentes e crianças
Imagem: Shutterstock

Abrir conta bancária para crianças e adolescentes pode ser importante por diversos motivos. Seja para estimular o controle dos gastos, dando lições de educação financeira, ou até mesmo para incentivar o hábito do investimento, independente do motivo, a opção mais fácil e prática seria provavelmente escolher uma conta digital.

Se você não sabe como abrir uma conta digital para adolescentes e crianças ou simplesmente não conhece as instituições financeiras que oferecem esta opção, listamos 6 bancos digitais que permitem a abertura de contas para menores de idade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Onde abrir conta digital para crianças e adolescentes

Existem várias opções de bancos pelas quais você pode optar. Eles funcionam basicamente como um banco comum, mas neste caso tudo é feito direto na tela do celular. Você pode abrir uma conta, começar investimentos, fazer transferências, pagar boletos e realizar várias atividades usando apenas um smartphone e internet — algo bastante familiar para pessoas mais jovens.

A seguir, você confere seis bancos que oferecem a abertura de contas digitais para menores de 18 anos:

Banco Inter

Conta Kids do Banco Inter permite ao menor de idade começar a investir desde cedoConta Kids do Banco Inter permite ao menor de idade começar a investir desde cedoFonte:  Banco Inter/Reprodução 

Uma das melhores opções de bancos digitais disponíveis no Brasil, o Banco Inter (Android, iOS) conta com a opção de abertura de conta para menor de idade. Conhecida como Conta Kids, esta modalidade é indicada pela própria instituição para quem quer começar a planejar e a investir no futuro da criança ou adolescente.

A Conta Kids do Banco Inter também é gratuita e oferece benefícios como cartão de débito e acesso à área de investimentos, por exemplo. Além disso, o menor de idade pode comprar gift cards, receber cashback e, caso seja emancipado, pode até mesmo solicitar um cartão de crédito.

O processo de abertura da conta digital Kids no Banco Inter é bastante simples, sendo basicamente o mesmo das contas para adultos. A principal diferença é que, na Conta Kids, além dos documentos da criança, também é necessário anexar a documentação do pai, mãe ou responsável legal.

C6 Bank Yellow

Conta para menor de idade do C6 Bank tem até cartão personalizado com várias opções de coresConta para menor de idade do C6 Bank tem até cartão personalizado com várias opções de coresFonte:  C6 Bank/Reprodução 

A conta digital gratuita C6 Yellow (disponível para Android e iOS) do C6 Bank é a modalidade voltada para quem ainda não completou 18 anos, oferecendo cartão de débito personalizado e com a opção de pagamentos por aproximação, tudo controlado via aplicativos próprios. O menor pode realizar pagamentos, fazer transferências (incluindo PIX), visualizar o extrato e obter informações sobre educação financeira direto no app.

A C6 Yellow fica vinculada à conta ativa de um adulto no C6 Bank, que pode monitorar os gastos do menor de idade, além de ter acesso ao extrato e às movimentações feitas pelo adolescente. Para garantir ainda mais segurança ao responsável legal, é possível até mesmo receber um SMS sempre que uma compra for feita usando o cartão Yellow.

Além de acompanhar os gastos, o adulto responsável também pode programar transferências mensais, automatizando a mesada.

nextJoy

Banco Next oferece a nextJoy, sua conta digital para crianças e adolescentes em colaboração com a DisneyBanco Next oferece a nextJoy, sua conta digital para crianças e adolescentes em colaboração com a DisneyFonte:  Banco Next/Reprodução 

Voltada para crianças e adolescentes até os 17 anos e com versões do app disponíveis para Android e iOS, a nextJoy do Banco Next é uma modalidade de conta 100% gratuita do Bradesco fruto de uma colaboração entre a instuição financeira e a Disney. O app pode ser personalizado com temas inspirados em personagens da Disney, incluindo heróis da Marvel e de Star Wars.

O nextJoy oferece diversas ferramentas para os responsáveis, incluindo a opção de habilitar transferências de mesada programada e até mesmo a configuração de alertas para monitorar as movimentações realizadas na conta do menor idade.

Um dos destaques desta conta digital é a forma como ela aplica a gamificação no cotidiano do menor de 18 anos, transformando tarefas diárias (como lavar a louça, arrumar o quarto e economizar a mesada) em missões que podem ser acompanhadas no app.

PicPay

Além de carteira digital, o PicPay também tem conta digitalAlém de carteira digital, o PicPay também tem conta digitalFonte:  PicPay/Reprodução 

Muito conhecido por ser uma das mais populares carteiras digitais disponíveis no mercado, o PicPay também oferece contas digitais para menores de idade com app disponível para Android e iOS. Neste caso, porém, o jovem precisa ter pelo menos 16 anos no ato da abertura da conta.

O jovem recebe um cartão de débito (podendo ainda criar um cartão virtual para usar na internet) e pode fazer PIX, transferências bancárias, pagamento de boletos e realizar saques em terminais autorizados. Além disso, o app também contam com um sistema de cashback, ou seja, em determinadas transações é possível receber parte do dinheiro de volta.

Mercado Pago

Mercado Pago também tem conta para menores de idade a partir dos 13 anos de idadeMercado Pago também tem conta para menores de idade a partir dos 13 anos de idadeFonte:  Mercado Pago/Reprodução 

O Mercado Pago (disponível para Android e iOS) também oferece uma modalidade de conta gratuita para menores de idade, neste caso a partir dos 13 anos de idade. Além de receber um cartão de débito Visa sem tarifas, o adolescente pode receber e fazer transferências no app, realizar saques (em terminais autorizados), recarregar o saldo do celular e até bilhete de transporte.

O jovem pode iniciar o processo de abertura de conta, mas é necessária a autorização de um adulto responsável. Para tal, é preciso que a mãe, pai ou responsável legal também tenha uma conta ativa no Mercado Livre ou no Mercado Pago.

Z1

O Z1 oferece contas especificamente para crianças e adolescentesO Z1 oferece contas especificamente para crianças e adolescentesFonte:  Z1/Reprodução 

Diferente dos demais bancos listados, o Z1 tem versões para Android e iOS e é o único criado especificamente para oferecer contas digitais para crianças e adolescentes. Totalmente gratuita, esta opção também oferece a emissão de cartão de débito, pagamentos de boletos e transferências (incluindo PIX). Como esperado, é preciso ter a autorização de um adulto responsável para finalizar o processo de abertura da conta.

O maior diferencial da conta Z1 é a disponibilidade da função "crébito", que nada mais é do que um cartão pré-pago que funciona na função crédito. Neste caso, todas as compras efetuadas no crédito são limitadas ao saldo disponível na conta.

Educação financeira na palma da mão

Agora que você conhece algumas das principais opções de bancos digitais para menores de idade e o que é necessário para abrir uma conta, chegou a hora de botar a mão na massa. Basta escolher uma delas, abrir uma conta digital para o menor de idade e começar a auxiliar o desenvolvimento da educação financeira e incentivar o hábito do investimento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.