Play Store terá sistemas de pagamento alternativos na Europa

1 min de leitura
Imagem de: Play Store terá sistemas de pagamento alternativos na Europa
Imagem: Google/Divulgação

Desenvolvedores de aplicativos Android em alguns países europeus, exceto na categoria de jogos, poderão utilizar sistemas próprios de cobranças para transações e compras como alternativa à ferramenta de pagamentos da Play Store. A novidade foi anunciada pelo Google na terça-feira (19).

A mudança ocorre depois que a Comissão Europeia aprovou a Lei de Mercados Digitais (DMA), com novas regras para regular a atuação das gigantes da tecnologia na região. Ela valerá dentro do território do Espaço Econômico Europeu (EEE), que inclui países da União Europeia e também a Noruega, Islândia e Liechtenstein.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os responsáveis pelos apps que optarem por oferecer mecanismos de cobrança alternativos em seus programas precisarão atender a alguns requisitos mínimos de proteção para os usuários. Além disso, será necessário disponibilizar um serviço de suporte ao cliente.

O usuário poderá escolher entre usar o sistema de pagamentos do Google ou do desenvolvedor.O usuário poderá escolher entre usar o sistema de pagamentos do Google ou do desenvolvedor.Fonte:  Unsplash 

Segundo o Google, o sistema de faturamento da Play Store continuará necessário para apps e jogos distribuídos pela loja oficial do Android em países fora do EEE e para os jogos disponibilizados dentro da região contemplada. As alternativas de cobrança devem começar a ser oferecidas antes mesmo da entrada em vigor da DMA.

Taxas reduzidas

Ao utilizar uma ferramenta de cobrança diferente do mecanismo oficial da Google Play Store, o desenvolvedor continuará a pagar a taxa de serviço para a companhia de Mountain View. No entanto, haverá uma redução de 3% em relação ao que é cobrado normalmente.

Como 99% dos desenvolvedores cadastrados na plataforma se enquadram na cobrança da taxa de 15%, eles deverão pagar 12% à gigante de buscas a cada vez que um usuário escolher fazer pagamentos dentro do app a partir do método alternativo. Já aqueles que pagam taxa de 30% passarão a recolher 27% após a mudança.

O dinheiro arrecadado com essas taxas continuará sendo utilizado em novos investimentos no Android e na Play Store.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.