Google vai permitir métodos de pagamento alternativos no Spotify

1 min de leitura
Imagem de: Google vai permitir métodos de pagamento alternativos no Spotify
Imagem: Unsplash

Google anunciou nesta quarta-feira (23) o lançamento de um programa piloto que permitirá aos participantes oferecer seus próprios sistemas de cobrança para compras em apps disponíveis na Play Store. Com a novidade, os usuários poderão escolher entre a tecnologia da loja oficial do Android e a ferramenta fornecida pelo desenvolvedor.

Segundo a companhia de Mountain View, os testes terão a participação de um “pequeno número de desenvolvedores”. O primeiro aplicativo a disponibilizar o seu próprio sistema de cobrança adicional junto com o mecanismo da Play Store é o Spotify.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Esse piloto nos ajudará a aumentar nossa compreensão sobre se e como o faturamento por escolha do usuário funciona para usuários em diferentes países e para desenvolvedores de diferentes tamanhos e categorias”, explicou o vice-presidente de gerenciamento de produtos da empresa Sameer Samat. O teste surge em meio às críticas cada vez maiores de legisladores sobre as taxas cobradas na plataforma.

Assinantes do Spotify no Android poderão optar pela ferramenta de pagamentos do próprio streaming.Assinantes do Spotify no Android poderão optar pela ferramenta de pagamentos do próprio streaming.Fonte:  Pexels 

Com a novidade, o usuário terá à disposição mais opções de formas de pagamento para comprar itens em jogos ou adquirir assinaturas de serviços de streaming, por exemplo. O piloto segue a mesma flexibilização de pagamentos na Play Store da Coreia do Sul implementada no final de 2021, seguindo determinação da legislação local.

Liberdade para o usuário

Escolhido para iniciar o teste com os sistemas de cobrança de terceiros na Play Store, o Spotify ressaltou que a mudança “dará a todos a liberdade de se inscrever e fazer compras usando a opção de pagamento de sua escolha diretamente no app”. O método alternativo estará disponível em todos os mercados nos quais o streaming de música atua.

No entanto, o piloto deve começar apenas em alguns mercados selecionados, podendo ser expandido conforme o feedback dos usuários. As companhias não informaram quais serão as primeiras regiões a receber o recurso nem divulgaram uma data exata para o início dos testes.

Algo que também não está claro é a quantidade de desenvolvedores que poderão usar seus próprios sistemas de cobrança em apps para Android nesta primeira etapa do projeto. Os nomes dos demais participantes do piloto não foram divulgados pelo Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.