Uber ajuda a distribuir água e alimentos em cidades da Ucrânia

1 min de leitura
Imagem de: Uber ajuda a distribuir água e alimentos em cidades da Ucrânia
Imagem: Unsplash

A Uber está auxiliando nas entregas de emergência de alimentos e água na Ucrânia, atendendo à população que vive em áreas devastadas pela guerra contra a Rússia. O trabalho é realizado em parceria com o Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (PAM), conforme relata a BBC nesta quarta-feira (8).

Segundo a publicação, a empresa de transporte por app desenvolveu uma versão personalizada da plataforma para este trabalho. A partir dela, a entidade coordena uma frota de veículos menores para as entregas, pois os caminhões têm dificuldade para circular em meio aos escombros e são alvos fáceis de ataques.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A ferramenta possibilita coordenar a distribuição e monitorar as entregas em um raio de até 100 km de distância dos armazéns de distribuição. É por meio dela que também acontece a seleção de veículos e motoristas, com os condutores passando por um rigoroso processo de recrutamento — ex-parceiros do app de transporte no país, que atuavam antes da invasão russa, têm prioridade.

O sistema criado pela Uber deve ser expandido para mais cidades ucranianas em breve.O sistema criado pela Uber deve ser expandido para mais cidades ucranianas em breve.Fonte:  Shutterstock 

O sistema de entrega de água e alimentos da Uber na Ucrânia é semelhante ao Uber Direct desenvolvido pela startup para empresas como Apple e Tesco. Porém, a versão criada para o PAM é totalmente gratuita, enquanto o serviço que atende aos grandes clientes cobra uma comissão pelas entregas.

Cidades atendidas

De acordo com o veículo britânico, o novo sistema de entregas de emergência para áreas devastadas pela guerra, criado por meio da parceria entre Uber e PAM, está sendo testado em Dnipro, que fica na região central do país.

Os planos incluem expandir a utilização da ferramenta personalizada para outras cidades ucranianas, em breve. A capital, Kiev, é uma das que devem contar com o serviço nos próximos dias, assim como Lviv, Vinnytsia e Chernivtsi.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.