Internet sofre interrupções em regiões da Ucrânia

1 min de leitura
Imagem de: Internet sofre interrupções em regiões da Ucrânia
Imagem: Shutterstock

A invasão das tropas russas à Ucrânia, iniciada na quarta-feira (23), desencadeou vários problemas nos serviços de telecomunicações do país, conforme relata o The Verge, deixando moradores de algumas regiões sem acesso à internet. A indisponibilidade foi registrada principalmente na cidade de Kharkiv.

Dados do projeto Internet Outage Detection and Analysis (IODA), divulgados nesta quinta-feira (24), mostram diversas interrupções nas conexões de internet entre a noite de ontem e a manhã de hoje, especialmente na região próxima à segunda maior cidade ucraniana. As suspensões afetaram os usuários da operadora Triolan, que fornece o serviço a mais municípios próximos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O site do provedor chegou a exibir uma mensagem comunicando aos clientes sobre os problemas na rede, que poderiam interromper o serviço parcial ou totalmente, dependendo da localidade. Algumas horas depois, a companhia disse que tinha restabelecido o sinal, mas muitos usuários continuavam a reclamar da indisponibilidade da conexão.

As falhas no sistema da operadora afetaram o serviço de banda larga fixa, segundo informações da Netblocks, plataforma que monitora interrupções e desligamentos de redes em todo o mundo. Já as conexões móveis teriam continuado a funcionar normalmente.

A importância da internet em zonas de conflito

O apagão da internet em Kharkiv e outras cidades ucranianas levantou a suspeita de que a interrupção do serviço tenha sido causada de propósito pela Rússia. Como ressalta a publicação, o objetivo seria impedir que moradores e veículos de imprensa locais compartilhassem imagens e informações para contrapor as justificativas da administração russa para o conflito.

Ativista da organização de direitos digitais Access Now, Felicia Anthonio lembra que estratégias semelhantes já foram usadas em outras épocas de conflito. “O fechamento da Internet em tempos de crise, conflito e agitação dificulta que jornalistas e defensores de direitos humanos obtenham informações vitais dentro e fora dessas regiões”, comentou a especialista.

Por enquanto, não há relatos de que a infraestrutura de internet da Ucrânia tenha sido alvo de investidas das tropas russas, embora vários ataques cibernéticos a sistemas do governo local tenham ocorrido nos últimos dias. Segundo a Cloudflare, o tráfego da web estava 50% abaixo dos níveis normais em Kharkiv, durante a manhã, e 20% menor que o registrado em todo país.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.