Geração de 'audição ansiosa' pede por músicas curtas e objetivas

1 min de leitura
Imagem de: Geração de 'audição ansiosa' pede por músicas curtas e objetivas
Imagem: Unsplash

A geração de "audição ansiosa" está redefinindo os parâmetros para o sucesso de produções musicais. Ao que parece, a forma de consumir música mudou com a chegada das plataformas de streaming como Spotify, Deezer e Apple Music, exigindo uma resposta mais rápida à demanda do público.

A produção precisa ter um menor tempo de duração, ser mais direta e funcional para que o ouvinte não abandone a música nos primeiros segundos. Conforme estimativas realizadas pelas próprias plataformas, quem cresceu na era do streaming não consome músicas com mais de 2 minutos e 30 segundos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em entrevista para o Estadão, Tiago da Cal Alves, o Papatinho, DJ, beatmaker e produtor autodidata, diz que — com a facilidade dos streamings — essa nova geração é bombardeada por informações rápidas simultaneamente. "Stories são de 15 segundos, músicas para o TikTok têm um minuto, o Twitter aceita pouco texto. Se sua música não for direto ao ponto, você perde esse ouvinte", disse.

(Fonte: Unsplash/Reprodução)(Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Pelo que parece, o encurtamento não terminou e a tendência é diminuir mais. "Eu prefiro ter uma música de dois minutos ouvida por duas ou três vezes pela mesma pessoa a ter uma de quatro que ninguém ouve", disse. O produtor ainda comenta sobre as dificuldades de lançar álbuns e que só artistas com muitos fãs conseguem realizar: "É muito difícil fazer uma pessoa ouvir um disco inteiro. Melhor é lançar uma faixa de cada vez".

Contra a corrente

As plataformas, como ferramentas de distribuição, atendem de três a quatro gerações de consumidores e a regra não vale para todos. Artistas mais consolidados e com um exército de fãs, como Adele e Taylor Swift, parecem não se preocupar com números.

A primeira delas anunciou que seu novo álbum "30" terá músicas com durações de 5 a 6 minutos, enquanto Taylor acaba de lançar sua versão do álbum "Red" com 30 músicas, sendo uma versão especial do álbum "All Too Well", com duração de 10 minutos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.