As 5 Linguagens de Programação mais usadas em 2021

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: As 5 Linguagens de Programação mais usadas em 2021
Imagem: Shutterstock

Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo e as vagas de emprego estão cada vez mais exigentes. Se você quer assumir o controle do seu futuro, deveria começar a investir em sua educação agora mesmo!

Uma área muito promissora e que certamente pode render frutos é a de desenvolvimento. O programador é um profissional muito requisitado, embora também precise se qualificar para ser bom no que faz.

Por isso, o aprimoramento é algo que precisa ser constante na carreira de um programador, afinal, as linguagens de programação evoluem cada vez mais e o profissional da área precisa se manter atualizado.

Onde aprender linguagens de programação?

Encontrar bons cursos para aprender linguagem de programação não é fácil. Porém, existe um lugar que reúne mais de 56 mil instrutores, 155 mil cursos e 40 milhões de alunos que têm um grande amor pelo aprendizado.

Estamos falando da Udemy, a maior plataforma de cursos online do mundo. Nesse marketplace de ensino e aprendizado, os alunos podem aprender no próprio ritmo, usando o computador ou celular. Depois de matriculado em algum curso, o estudante tem acesso vitalício ao conteúdo.

Vale destacar que o catálogo da Udemy é imenso, contemplando diversas áreas, inclusive programação. Há diversas opções para quem quer aprender Python, Java, C/C++, JavaScript, Go e muitas outras linguagens de programação.

Estamos diante do melhor momento para começar a aprender na Udemy. Até o dia 18 de agosto, os estudantes poderão adquirir uma grande variedade de cursos a partir de R$ 22,90 cada na promoção Amor ao Aprendizado.

Se você está pensando em investir na área de desenvolvimento, pode começar aprendendo uma dessas cinco linguagens de programação que recomendamos logo abaixo. Além de falar um pouco sobre cada uma dessas tecnologias, indicamos uma excelente opção para quem não sabe por onde começar.

As 5 linguagens de programação mais usadas em 2021

1 – Python

PythonPython tem como diferencial a facilidade no aprendizado. (Fonte: Shutterstock)

Uma das linguagens que mais tem crescido e ganhado popularidade nos últimos anos é a nossa primeira indicação. Python foi criado em 1991 como sendo uma linguagem de programação open source e tem como um dos maiores diferenciais a facilidade no aprendizado.

Em pouco tempo de estudo, você já estará familiarizado com a sintaxe e as principais funções da tecnologia e, em pouco tempo, estará pronto para se candidatar a vagas que exigem esse conhecimento.

Além disso, Python é extremamente versátil, podendo ser usada em uma grande variedade de áreas e para resolver diversos problemas.

É uma das linguagens mais indicadas para aprender em 2021 e continuará sendo uma das mais usadas nos próximos anos.

2 – Java

JavaJava é uma das linguagens mais utilizadas no mundo. (Fonte: Shutterstock)

Java é o tipo de tecnologia cujo nome ficou conhecido mesmo por quem não é da área de tecnologia. Foi criada em 1995 na Sun Microsystems, sendo hoje a linguagem de programação mais usada dentro do ambiente corporativo.

O destaque da linguagem é o foco dela na orientação a objetos, o que torna a tecnologia robusta e versátil. As aplicações escritas em Java podem rodar em qualquer plataforma, bastando apenas que o sistema tenha alguma implementação da Máquina Virtual Java (JVM) instalada.

Por conta de sua popularidade e aceitação no mercado, Java é uma das melhores linguagens para aprender em 2021.

3 – C++ (e C)

C++ e C C++ e C são duas linguagens geralmente aprendidas nas faculdades de tecnologia. (Fonte: Shutterstock)

Dividindo o posto com Java entre as linguagens de programação mais utilizadas no mundo, as tecnologias C e C++ são geralmente aprendidas nos primeiros anos das faculdades de programação. Isso não acontece por acaso, estamos falando de opções robustas e extremamente poderosas e que certamente podem fazer diferença no currículo de um profissional.

Embora parecidas no nome, C e C++ são diferentes, mas compartilham muitas características em comum. Aprender cada uma delas pode oferecer uma excelente base para profissionais da área de programação, além de uma boa oferta de emprego para quem as domina.

4 – JavaScript

JavaScript JavaScript é uma linguagem moderna e focada no desenvolvimento web. (Fonte: Shutterstock)

Outra linguagem de programação que está no topo das mais usadas é o JavaScript. Apesar da similaridade com o nome Java, essa tecnologia é mais moderna e tem como foco áreas como desenvolvimento web, criação de jogos e aplicativo para dispositivos móveis.

JavaScript pode não ser a linguagem mais fácil de aprender, mas é uma das mais importantes. A tecnologia geralmente é executada no navegador, tornando o aprendizado fácil e oferecendo uma interface bastante responsiva para rodar os códigos.

Com certeza é uma das melhores linguagens de programação para aprender em 2021!

5 – Go

GoGo é uma linguagem nova, mas com muito potencial. (Fonte: Shutterstock)

Uma linguagem que está crescendo em popularidade e pode se tornar muito requisitada nos próximos anos é a Go. A boa notícia é que essa tecnologia é fácil de aprender, tendo como foco o desenvolvimento de aplicações web e APIs.

Pode-se dizer que a linguagem Go é uma das únicas opções que consegue combinar os melhores aspectos da programação funcional e a orientação a objetos, além de oferecer um conjunto completo de ferramentas para o desenvolvimento de aplicações.

O fato de Go ser uma linguagem moderna e ter muito potencial a coloca nesta lista das melhores opções para 2021.

*****

Se você quer assumir o controle do seu futuro e garantir um futuro profissional promissor, clique neste link agora mesmo e conheça as opções de cursos disponíveis para você.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.