Museus exibem acervo histórico do ex-presidente da Samsung

1 min de leitura
Imagem de: Museus exibem acervo histórico do ex-presidente da Samsung
Imagem: Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O Museu Nacional da Coreia e o Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea (MMCA) abriram duas exposições, na semana passada, com as primeiras das 23 mil obras doadas pela família de Lee Kun-hee, ex-presidente da Samsung que faleceu em outubro de 2020.

A doação teria evitado uma taxação de mais de US$ 10,8 bilhões em imposto sobre herança, segundo estimativas. Entretanto, a informação não foi confirmada e também não se sabe o valor total do acervo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Entre as obras doadas estão antiguidades centenárias, obras de arte coreana contemporânea populares no país, além de pinturas de Paul Gauguin, Pierre-Auguste Renoir, Camille Pissarro, Marc Chagall, Salvador Dalí. Joan Miró, Pablo Picasso e Claude Monet.

Doação do século

Obras de pintores famosos mundialmente, como Pierre-Auguste Renoir, estão no acervo doado. (Fonte: Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea/Reprodução)Obras de pintores famosos mundialmente, como Pierre-Auguste Renoir, estão no acervo doado. (Fonte: Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea/Reprodução)Fonte:  Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea/Reprodução 

A MMCA, que recebeu quase 1.500 das obras, classificou o ato como "a doação do século". Em entrevista à CNN, a curadora-sênior do museu, Park Mihwa, afirmou que a coleção de pinturas, desenhos e esculturas representou a maior contribuição recebida pelo museu "tanto em termos de valor quanto de escala".

Entre as obras doadas, a curadora destaca grandes obras de arte do início do século 20. Para Park, os trabalhos de fora da Coreia do Sul aumentam a qualidade e quantidade do acervo do museu, o que deve permitir a expansão da pesquisa da história da arte.

A curadora ressalta que a aquisição das obras de arte seria difícil com o orçamento anual da instituição, que está em torno de US$ 4,35 milhões. A instituição espera que a coleção impulsione o turismo artístico e torne a Coreia do Sul uma potência da cultura artística no mundo.

Museu exclusivo

O Ministério da Cultura, Esportes e Turismo da Coreia do Sul afirmou que a doação ajudaria as duas instituições coreanas a “competir com museus famosos no exterior”. A coleção do ex-presidente da Samsung é tão vasta que o órgão planeja construir um novo museu apenas com o acervo doado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.