Como parcelar contas no Mercado Pago

3 min de leitura
Imagem de: Como parcelar contas no Mercado Pago
Imagem: Mercado Pago/Divulgação
Avatar do autor

O parcelamento de boletos no Mercado Pago é um dos serviços disponibilizados pela carteira digital do Mercado Livre, oferecendo aos usuários a possibilidade de dividir o pagamento de contas e tributos em até 12 vezes, trazendo um alívio para quem não tem em mãos o valor integral para quitar a dívida.

Parcelamento de contas no Mercado Pago

Liberado em 2020 pela empresa, o parcelamento de contas no Mercado Pago pode ser feito por qualquer pessoa no aplicativo para Android e iOS, desde que o usuário tenha cartão de crédito cadastrado na plataforma ou o Mercado Crédito ativado em sua conta digital.

Usando a função, é possível parcelar boletos de cobrança, gerados nas compras online e em outros tipos de transações, além de tributos públicos cujo pagamento é aceito na plataforma (IPTU, IPVA, DAS). Contas de consumo (água, luz, gás, telefone, TV por assinatura e outras) também podem ter o pagamento dividido em vários meses.

Juros de parcelamento, horários e prazo de compensação

O parcelamento de boletos pode se tornar uma alternativa interessante para manter as contas em dia; no entanto, o uso desse serviço na carteira digital está sujeito à incidência de juros, que variam de acordo com a quantidade de parcelas solicitadas.

Para o usuário que optar pelo parcelamento em duas vezes, por exemplo, há juros de 5,41%. A taxa aumenta conforme o número de parcelas, podendo chegar a até 19,79% caso o valor seja dividido em 12 meses. Os valores atualizados estão disponíveis no site do Mercado Pago, e é recomendável consultá-los antes de usar o serviço, pois podem ser alterados a qualquer momento.

Taxas cobradas em abril de 2021.Taxas cobradas em abril de 2021.Fonte:  Mercado Pago/Reprodução 

Também é importante prestar atenção aos horários de pagamento e ao prazo de compensação, principalmente se há urgência em quitar o boleto. O parcelamento pode ser feito a qualquer dia e hora no app, mas as transações efetuadas de segunda a sexta-feira até as 20h são liquidadas no mesmo dia.

Já os pagamentos realizados após esse horário nos dias úteis e também aos sábados, domingos e feriados, são compensados apenas no próximo dia útil, podendo ter incidência de juros dependendo da data de vencimento. Em caso de dúvida, deve-se entrar em contato com o Mercado Pago.

Como parcelar boleto com cartão de crédito

Confira como parcelar suas contas usando o cartão.

1. Abra o app Mercado Pago em seu celular. Na tela inicial, toque na opção “Boletos e tributos".

Tela inicial.Tela inicial.Fonte:  André Dias/Reprodução 

2. Escolha entre “Digitar” e “Escanear” o código de barras do boleto.

Opções para informar o código de barras.Opções para informar o código de barras.Fonte:  André Dias/Reprodução 

3. Para uma maior praticidade, o escaneamento é a melhor alternativa, tornando o processo mais rápido (basta seguir as instruções na tela).

Escaneie o código de barras.Escaneie o código de barras.Fonte:  André Dias/Reprodução 

4. Em alguns casos, o recurso pode não funcionar devido a problemas na impressão ou na câmera do celular, impedindo a leitura do código. Se isso acontecer, pressione na opção “Digitar” e informe manualmente os números.

Digitando o código de barras.Digitando o código de barras.Fonte:  André Dias/Reprodução 

5. Confira os dados do boleto na tela (valor, código de barras e tipo de pagamento) e defina se quer pagar na hora ou agendar para outro dia. Caso escolha efetuar o pagamento na mesma data, selecione “Pagar hoje” e toque em “Continuar”.

Pagando na mesma data.Pagando na mesma data.Fonte:  André Dias/Reprodução 

6. Prefere agendar o pagamento? Toque em “Agendar para” e escolha o melhor dia. A seguir, pressione “Confirmar data”.

Agendamento.Agendamento.Fonte:  André Dias/Reprodução 

7. Role a tela para baixo e veja todas as alternativas disponíveis, não se esquecendo de verificar o valor final com os juros, que é mostrado ao lado. Marque a alternativa desejada, confirme o cartão que será usado na transação e pressione “Pagar” para finalizar.

Escolhendo o número de parcelas desejadas.Escolhendo o número de parcelas desejadas.Fonte:  André Dias/Reprodução 

Como parcelar boleto com Mercado Crédito

Quem não tem cartão de crédito também pode parcelar boleto no Mercado Pago, desde que tenha o Mercado Crédito ativado em sua conta no app e com limite disponível. O Mercado Crédito é uma linha de crédito disponibilizada pela fintech e que pode ser usada para fazer compras no Mercado Livre, colocar crédito no celular e fazer empréstimo pessoal.

Fazendo o parcelamento de boleto pelo Mercado Crédito.Fazendo o parcelamento de boleto pelo Mercado Crédito.Fonte:  André Dias/Reprodução 

Siga os passos acima para parcelar o boleto usando essa solução, até o momento de escolher a forma de pagamento. Role a tela para o lado, selecione “Mercado Crédito” e defina a quantidade de parcelas de seu interesse, verificando os juros ao lado. Feita a escolha, toque em “Pagar”.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.
Como parcelar contas no Mercado Pago