SpaceX: Starship pousa com sucesso, mas acaba explodindo [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX: Starship pousa com sucesso, mas acaba explodindo [vídeo]
Imagem: SpaceX

A SpaceX realizou com sucesso um novo teste do foguete Starship modelo SN10, que decolou nesta quarta-feira (3) nos céus do vilarejo de Boca Chica, no estado norte-americano do Texas.

O objetivo do teste era fazer um voo de alta altitude e pousar utilizando a mesma estrutura original — procedimento parecido com a aterrissagem dos foguetes Falcon, também da SpaceX. O Starship SN10 atingiu 10 km de altitude antes de voltar para terra firme, passando pouco mais de seis minutos voando.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Esse foi o primeiro teste da nave que teve um pouso bem sucedido — e essa é uma manobra arriscada, já que envolve mudar o ângulo do foguete "de barriga para baixo" até a posição original, para que ele volte a ficar na vertical. A evolução também é notável e rápida: em setembro de 2020, os voos da Starship eram de apenas 150 metros de altura.

Nem tudo deu certo

Porém, o teste ficou marcado por outro acontecimento: alguns minutos depois do pouso, o protótipo SN10 simplesmente explodiu, momento capturado por algumas transmissões em vídeo que acompanhavam a missão.

Algumas chamas já era visíveis no momento seguinte ao pouso, mas ainda não é possível determinar o que causou o acidente. Vazamento de metano é uma das alternativas que surgem de especulações.

Entretanto, a SpaceX não vê a explosão como um fiasco, mas sim como um ótimo sinal de que o obstáculo anterior — fazer a manobra de retorno e pousar com eficiência. O modelo SN9 explodiu durante esse procedimento no início de fevereiro deste ano, mesmo destino do SN8, que decolou em dezembro de 2020. Já os modelos SN4 e SN3 pegaram fogo durante testes de resistência e de motor.

Os próximos modelos da linha SN já estão em construção para mais testes de altitude. A ideia da SpaceX é utilizar a Starship para realizar missões orbitais na Lua e em Marte, começando pelo nosso satélite natural em 2023.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.