Starship SN4 da SpaceX explode durante teste de motor [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Starship SN4 da SpaceX explode durante teste de motor [vídeo]
Imagem: Twitter/Elon Musk

O protótipo Starship SN4 da SpaceX explodiu durante um teste de motor nas instalações da empresa, na região sul do Texas (Estados Unidos), nesta sexta-feira (29), gerando uma enorme bola de fogo. A espaçonave havia realizado o mesmo tipo de experiência ontem, sem nenhum tipo de problema.

A explosão ocorreu por volta das 14h (horário local), pouco tempo depois de o propulsor Raptor ter sido acionado, de acordo com o Space.com. Neste experimento, conhecido como disparo estático, o motor é ligado com a espaçonave presa à estrutura no solo, sem acontecer a decolagem.

Depois de iniciar sem maiores problemas, o teste parecia ir bem, até que de repente ocorreu a explosão. Por enquanto, não há informações sobre as causas da falha ocorrida. Veja o momento em que o Starship SN4 explode, no vídeo a seguir:

O protótipo que explodiu era a quarta versão da espaçonave Starship. Ela havia resistido a cinco disparos estáticos, significando um grande avanço na corrida da SpaceX para desenvolver a tecnologia de lançamento com a qual Elon Musk pretende levar o homem à Lua e também a Marte.

Versões anteriores também tiveram problemas

As versões da nave Starship testadas antes do SN4 também apresentaram falhas. O SN1, por exemplo, explodiu durante um teste de pressurização com nitrogênio, realizado em fevereiro. O SN2 corrigiu os erros do primeiro, mas o SN3 acabou destruído enquanto era testado.

Em sua próxima versão, o protótipo da nave espacial precisará consertar as falhas ocorridas no SN4 para realizar a próxima etapa com segurança, já autorizada pelo governo americano: um voo não tripulado a 150 metros de altitude, retornando à base de lançamento.

Quando o projeto estiver finalizado, a versão definitiva da Starship terá capacidade para transportar 100 pessoas em longas viagens pelo espaço, impulsionada pelo foguete Super Heavy.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.