Bill Gates: vencer pandemia é mais fácil que as mudanças climáticas

1 min de leitura
Imagem de: Bill Gates: vencer pandemia é mais fácil que as mudanças climáticas

O ex-CEO da Microsoft e atual filantropo de causas diversas, Bill Gates, afirmou que vencer a pandemia do novo coronavírus é algo "muito, muito fácil" em comparação aos desafios de combater os efeitos das mudanças climáticas. A fala foi registrada em uma entrevista à BBC.

Porém, o cofundador da gigante da tecnologia não está desmerecendo a pandemia — pelo contrário, ele sabe muito bem a gravidade da doença, tanto que previu a chegada de algo parecido anos antes. Além disso, ele já afirmou que a covid-19 será um risco mundial "até 2022", investiu em programas de testes rápidos para detectar o vírus e até criticou governos nacionalistas e grandes empresários que postam notícias falsas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A situação, na verdade, é que as mudanças climáticas são um perigo de proporções muito maiores — e resolvê-lo seria "uma das coisas mais incríveis que a humanidade já fez", segundo ele. Porém, para isso, seria necessário realizar uma transição inédita em hábitos, equipamentos e programas de incentivo.

O novo livro de Gates.O novo livro de Gates.Fonte:  Gates Notes 

O executivo está lançando um livro chamado "How to Avoid a Climate Disaster" ("Como Evitar Um Desastre Climático", ainda sem tradução oficial no Brasil). Na obra, ele cita que governos devem liderar as campanhas de mudança em direção à sustentabilidade, inclusive com investimentos em pesquisa e subsídios para empresas que toparem adotar um caminho favorável ao meio-ambiente.

Entretanto, o caminho ainda é árduo: 70% da economia mundial ainda precisa ser "descarbonizada", ou seja, ter as emissões de carbono eliminadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.