Bill Gates culpa nacionalismo por resposta mundial ineficaz à covid-19

1 min de leitura
Imagem de: Bill Gates culpa nacionalismo por resposta mundial ineficaz à covid-19
Imagem: Parlamento Europeu
Avatar do autor

Em entrevista ao The TimesBill Gates declarou que o movimento nacionalista adotado por diversas nações nos últimos anos pode ter sido um dos culpados pela resposta global ineficaz à pandemia causada pelo coronavírus. A declaração foi dada em suas considerações sobre a capacidade de governantes lidarem com o desafio.

“Você vai à guerra com os líderes que tem. Só saberemos no futuro quão bons eles foram. Acredito que o mundo caminhando rumo ao nacionalismo e países se fechando para os outros, bem, isso não ajudou muito. Todos gostaríamos de ter dado os primeiros passos no combate rapidamente, e poucos foram bem-sucedidos”, afirmou.

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)Fonte:  Getty Images 

Gates, entretanto, não citou nação alguma especificamente, ainda que, recentemente, tenha criticado Donald Trump pelo corte de orçamento à Organização Mundial da Saúde. Além disso, diversos políticos deixaram de adotar medidas preventivas visando maior autonomia econômica. “Se chegássemos a milhões de mortes, mais pessoas mudariam seus comportamentos e teríamos o pior dos dois mundos”, acrescentou, se referindo tanto aos impactos econômicos quanto às vidas perdidas.

“Pensar que um hotel com rendimento de 30% ou um restaurante com 30% de sua capacidade poderia se manter mostra que muita gente desconhece como as coisas funcionam. As pessoas agem como se o fato de não nos expormos ao vírus é condescendente com a quebra da economia, mas esse argumento simplesmente não existe”, finaliza.

O coronavírus já infectou 3,1 milhões de pessoas no mundo, causando mais de 220 mil mortes.

News de tecnologia e negócios Deixei seu email aqui, e welcome to the Jungle.
Bill Gates culpa nacionalismo por resposta mundial ineficaz à covid-19