Rússia pode forçar Apple a baixar taxa da App Store para 20%

1 min de leitura
Imagem de: Rússia pode forçar Apple a baixar taxa da App Store para 20%
Imagem: https://unsplash.com/photos/FQNErPYq03E
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Fedot Tumusov, membro da Câmara Baixa da Assembleia Federal da Rússia (Duma), apresentou uma proposta de lei que obrigaria a Apple a baixar a taxa das transações na App Store de 30% para 20%. Além disso, um terço desse valor deveria ser transferido para o governo, com o objetivo de criar um fundo para financiar o treinamento de cidadãos nas áreas de tecnologia.

Pressão sobre taxa de 30%

A proposta parece pegar carona na polêmica em torno da taxa sobre transações da loja de apps móveis da Maçã, que vem sendo criticada há anos por empresas e desenvolvedores independentes. Recentemente, a Epic Games desrespeitou as políticas da App Store propositalmente, com a intenção de levar o caso à justiça, e entrou com um processo judicial contra a Apple, que havia banido o Fortnite da loja.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Desenvolvedores reclamam da taxa de 30% da App Store.Desenvolvedores reclamam da taxa de 30% da App Store.Fonte:  Unsplash/Morning Brew/Reprodução 

Outras empresas que cobram taxa de 30% sobre transações em suas plataformas são a Google e a Valve. Supõe-se que o resultado do processo contra a Apple poderá influenciar essa porcentagem de cobrança mesmo para as companhias que nunca haviam sido criticadas pela prática.

Outro fato que pode ter contribuído para a proposta de Tumusov foi uma briga recente entre a Apple e a Kaspersky: a autoridade antitruste da Rússia entendeu que a Maçã ultrapassou os limites de controle da App Store ao bloquear um aplicativo feito pela companhia de segurança digital para controlar o tempo de tela de crianças.

Até o momento, não se sabe quanto apoio a proposta de Tumusov vai conquistar. Ao mesmo tempo que a lei é de interesse nacional, o parlamentar não é membro do Rússia Unida, o partido que está no poder no país.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.