Rumor: NVIDIA pode fazer oferta para comprar a ARM

1 min de leitura
Imagem de: Rumor: NVIDIA pode fazer oferta para comprar a ARM
Imagem: ARM

A NVIDIA estaria sondando a possibilidade de adquirir a desenvolvedora de processadores ARM. A informação foi publicada pela Bloomberg, que teria ouvido fontes próximas às negociações. Nas últimas semanas um acordo em potencial foi sinalizado, mas outros compradores podem entrar na disputa e complicar o processo.

De acordo com o site, a ARM pode de fato ser negociada, mas o fundo de investimentos SoftBank ainda não tomou a decisão final sobre ouvir ou não as ofertas. O Vision Fund, que controla a desenvolvedora britânica de semicondutores, quer recuperar a verba de alguns investimentos mal sucedidos durante o período da pandemia do novo coronavírus e a venda parcial ou total da ARM seria uma das soluções. A marca foi adquirida em 2016, pelo equivalente a US$ 32 bilhões.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Parcerias

A NVIDIA e a ARM já realizaram vários trabalhos conjuntos, incluindo parcerias em supercomputadores. Além disso, o próprio SoftBank já foi dono de uma parcela de ações da marca norte-americana, negociando toda a participação em 2019. O dono do fundo japonês é Masayoshi Son, que já teve a história contada aqui no TecMundo.

Atualmente, a ARM está em alta no mercado por causa da nova geração de chips para o mobile (a CPU Cortex-A78 e a GPU Mali-G78), além da parceria com a Apple para o fornecimento de processadores customizados para Macs, anunciados durante a WWDC 2020.

A tecnologia da ARM também se encontra em praticamente todo dispositivo móvel disponível hoje no mercado, sendo uma plataforma usada por Qualcomm, Huawei, Samsung e várias outras para criar seus próprios chips mobile. Hoje, a arquitetura da empresa é a maior rival e ameaça ao tradicional x86 da Intel.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.