EUA acusa Google e Apple de fazerem “aliança” com a China

1 min de leitura
Imagem de: EUA acusa Google e Apple de fazerem “aliança” com a China
Imagem: https://www.irmco.com/2018/04/global-steel-outlook-q2-2018-tariff-fallout/usa-vs-china/
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Nesta quinta-feira (16), o procurador-geral dos Estados Unidos, William Barr, afirmou que grandes empresas americanas de tecnologias estão colaborando com o Partido Comunista Chinês. Segundo Barr, companhias como Google, Apple, Microsoft, Yahoo e até mesmo os Estúdios Disney, e os de Hollywood, estão dispostos a ceder às exigências do governo chinês com o "simples intuito" de garantir acesso ao vasto e lucrativo mercado daquele país.

"O Partido Comunista Chinês pensa em termos de décadas e séculos, enquanto tendemos a nos concentrar no próximo relatório trimestral de ganhos", disse Barr. "As grandes empresas de tecnologia da América também se permitiram se tornar peões de influência chinesa".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Pixabay/ReproduçãoFonte: Pixabay/ReproduçãoFonte:  Pixabay 

Barr cogitou a ideia de que a Apple esteja desenvolvendo dispositivos especialmente de acordo com as necessidades do governo chinês, uma vez que, se a companhia estivesse mantendo seu padrão de segurança, impenetrável às autoridades do país, seus aparelhos nunca seriam comercializados na China.

O procurador-geral americano ainda disse que os estúdios de Hollywood, frequentemente, censuram seus filmes para poder amenizar as relações com o Partido Comunista Chinês.

Nas palavras de Barr, Walt Disney estaria desapontado se soubesse como o estúdio que fundou lida com as ditaduras estrangeiras atuais.

Esse foi apenas o último dos ataques do governo Trump à China, em um momento em que as relações entre as duas nações estão em seu nível mais delicado em décadas. Há alguns meses, o próprio Trump se referiu ao novo coronavírus como “vírus chinês”, dando a entender que o vírus foi criado intencionalmente, em laboratório.

Ditadura versus ditadura

Enquanto os americanos enaltecem o terror sobre a ditadura chinesa, Trump se consolida como o “presidente engajado nas redes sociais”, e que, comumente, se preocupa em deixar transparecer somente as ideias nas quais ele próprio acredita.

Após o episódio em que o presidente americano foi censurado por publicações que desrespeitavam as políticas do Twitter, houve uma tentativa de alterar a lei do país para retirar a autonomia das plataformas de redes sociais, sobre o direito de moderarem o conteúdo publicado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.