'Hardware é difícil', diz CEO da Google em entrevista

2 min de leitura
Imagem de: 'Hardware é difícil', diz CEO da Google em entrevista
Imagem: Google
Avatar do autor

O CEO da Google e da Alphabet, Sundar Pichai, concedeu uma longa entrevista ao site The Verge para detalhar o processo de gerência e o andamento das duas empresas que ele comanda — e que estão entre as maiores da indústria.

Na conversa, entretanto, um ponto se destacou: as falas de Pichai sobre a divisão de produtos eletrônicos da Google, que passa por dificuldades há algum tempo por causa da alta quantidade de bugs nos aparelhos da linha Pixel e, na última geração, teve as vendas consideradas "decepcionantes".

"Os últimos anos foram uma grande fase de integração para nós, porque combinamos os esforços de hardware da Google com a Nest. Também absorvemos a divisão mobile da HTC. Por isso, tem sido muitas costuras para nos juntarmos. E temos um catálogo bem vasto também, então é definitivamente uma fase de construção e estamos super comprometidos a longo prazo. Hardware é difícil. E definitivamente tem os seus componentes, que levam muito tempo para serem acertados, pensando no silício fundamental, tela, câmera ou qualquer uma dessas coisas. Então, nós estamos definitivamente investindo nisso, mas nessa linha do tempo. E acho que fizemos muito progresso", comenta.

O que faz um produto ser bem-sucedido?

Questionado sobre os motivos que levam ao sucesso de um modelo, Pichai também foi objetivo e usou os próprios produtos como exemplo.  "O primeiro é levar a computação adiante. O segundo é que nós guiamos o nosso ecossistema e praticamente tudo o que fizemos foi bom. (...) O terceiro é construir um negócio que seja totalmente sustentável em hardware. Acho que tudo isso é importante, é o que penso sobre isso e estou empolgado", afirma.

Ao recuperar um pouco da história dos produtos próprios da empresa, ele relembrou alguns sucessos, mas também abriu espaço para reflexões mais críticas.

"Você pode voltar lá para o início do Android, o Samsung Galaxy Nexus, em que trabalhamos juntos, foi um celular essencial. Ou o Nexus 7 no mundo dos tablets. Posso apontar para os Chromebooks e, no fim das contas, nós fizemos hardwares originais por conta própria. Eu olho para áreas em que talvez nós não fizemos algo assim em opinião, talvez relógios seja um bom exemplo disso. E então você vê como é difícil guiar um ecossistema para a sua visão dele, só construindo a plataforma por baixo", diz o CEO ao se referir ao Android Wear (depois Wear OS) e o desempenho considerado abaixo do esperado no mercado.

A entrevista completa de Pichai pode ser conferida no The Verge em formato de texto ou podcast (ambos em inglês).

Comentários

Conteúdo disponível somente online
'Hardware é difícil', diz CEO da Google em entrevista